de 9 de novembro à 8 de dezembro
às quartas das 18:30 às 20:00 e 10:00 às 12:00
quinta das 18:30 às 20:00
sábado e domingo das 14:00 às 16:00
Av. dos Coqueiros, 441 - Centro, Franco da Rocha - SP, 07850-320, Brasil
Entrada Gratuita

Partindo do desejo de aproximar a população de Franco da Rocha de parte de sua própria história, o projeto Juquery por Novas Lentes propõe um ciclo de dez ações educativas — com oficinas, rodas de conversa, visitas mediadas — que se realizarão no Museu de Arte Osorio César, a partir do dia 9 de novembro.
As atividades convidam o público a revisitar o território do Juquery não apenas como um espaço de memória, mas como um campo vivo de criação. O encontro entre história, arte e comunidade atravessa o acervo produzido no hospital psiquiátrico e ressoa nas experiências compartilhadas no museu, abrindo novas possibilidades de olhar e de escuta sobre o que foi e o que hoje é esse espaço.
As ações educativas propostas fazem parte do projeto Juquery por novas lentes com imagens do acervo do Museu de Arte Osório Cesar foi comtemplado no Edital Fomento CultSP - PROAC nº 37/2024 – SALVAGUARDA DE ACERVOS DE MUSEUS.
Mari Moura - É cientista social, educadora, cineasta e produtora cultural, das experiências nas áreas, destacam-se: co-fundadora do coletivo Baciada das Mulheres do Juquery desde 2015; co-fundadora do coletivo Canoa em Curso desde julho de 2025. Arte educadora nos projetos Lacração (2018-2019), Corpes Prováveis (2021), Corpes Dissidentes (2022-2023) e Lacração Territórios (2023), parcerias com a fotógrafa Bella Tozini. Foi educadora do educativo do Festival “Soy Loco Por Ti, Juquery”, da Trapézio Produções em 2019 e 2024 e trabalhou em quatro exposições de artes do SESC São Paulo: Exposição; “Mirantes, de Stela Barbieri” (2019); “Disco é Cultura” (2019); “Meta Arquivo – 1964 a 1985” (2019); “Viver até o fim o que me cabe!” - Sidney Amaral: aproximação (2020).
Léo Daruma - Coordeónu oficinas de FANZINEs na Gibiteca de Santos, oficina de Colagem e experimentação e HQs no Sesc Santos, santo amaro, Araraquara, Registro, Ipiranga, Ugra Press, UNIP, Estúdio arcano zero, Estúdio Lobo, happy hour com Volcom Stone, Instituto Tomie Ohtake, El Cabriton, Santos Geek, Feira do livro SP Pacaembu, Escola Panamericana de Arte, instituto Léo Madeira, Itaú cultural, casa museu ema klabin, IED instituto europeo di design etc. Assistente na Oficina de Stencil juntamente com as crianças da comunidade Vila Mariana (Humaitá – São Vicente) onde desenvolveram um mural de 100m na unidade de saneamento básico (Sabesp). Já foi Organizador Geral da semana de comunicação da Unip – Santos Criador e organizador da Feira gráfica Goma. Atualmente Trabalha na Sobinfluência edições e dedica as oficinas, workshops, palestras e atividades voltadas as artes. Trabalha fazendo artes para bandas, artistas, estabelecimentos e clientes que se identificam com seu estilo autoral.
Rafael Matias - Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua prática se estende além do campo projetual, explorando a arquitetura como instrumento de leitura e transformação social. Pesquisador do Complexo Hospitalar do Juquery, investiga as camadas históricas e simbólicas que atravessam o território e suas ruínas, aproximando-as das narrativas artísticas e populares da periferia. Atua também em estudos sobre o desenvolvimento urbano a partir das populações marginalizadas, propondo a cidade como espaço de arte, memória e resistência.
Luiz Quintanilha - Luiz Fernando Quintanilha é museólogo e trabalha com montagens de exposições desde 2002. Foi funcionário do MASP durante o segundo semestre de 2015, como auxiliar de acervo. Participou do projeto de catalogação, higienização e acondicionamento do acervo do Museu de Arte Osório Cesar durante agosto de 2017 a junho de 2018. Também contribuiu na elaboração do plano museológico desse museu. Foi produtor executivo do projeto “Leitura de imagem – conhecendo o acervo do Museu de Arte Osório Cesar”, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (Proac Municípios) em 2019, e produtor executivo e do projeto “Revistinha Cores do Juquery”, contemplado pelo edital para as demais áreas/segmentos culturais, provenientes da Lei Paulo Gustavo (edital nº14/2023).
Bruno Hartman - Bruno de Jesus Hartman é graduando em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), da qual foi integrante de Projetos de Extensão para a Galeria e o Acervo de Artes Visuais da instituição, desenvolveu projetos de Iniciação Científica pesquisando o desenho e pintura de Lucy Citti Ferreira no contexto Modernista Brasileiro e as novas relações com acervos do interior paulista e publicou com um grupo de pesquisa “Construções coletivas: Identidade Nacional e Modernidade Brasileira”. Estudou Conservação e Restauro em Intercâmbio Acadêmico na Universidade de Granada, na Espanha e atua com projetos curatoriais independentes em museus do interior de São Paulo.
Dalila Mendonça - Dalila Mendonça é artista visual, ilustradora, professora de arte da rede pública municipal de São Paulo e atualmente cursa mestrado no programa Prof-Artes da UNESP. Como arte-educadora, já atuou em diversos espaços culturais na capital paulista. No município de Franco da Rocha, onde reside, integrou a equipe do Programa Franco Memória, desenvolvendo projetos para resgatar a história e a identidade cultural da cidade. Também é membro do Coletivo Cores do Juquery e contribuiu em projetos ligados ao Museu de Arte Osório Cesar, como a criação do material de apoio para professores "Leitura de Imagem: conhecendo o acervo do Museu de Arte Osório Cesar" e da "Revistinha Cores do Juquery". Como ilustradora, colaborou com produções de poetas e grupos teatrais da região. Além disso, ilustrou o livro "Retalhos de um tempo brincante", de Gilberto Araújo, e participou de exposições coletivas e de uma individual na Casa de Cultura Marielle Franco.
Fernanda Lustosa - Fernanda Lustosa é formada em história da arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é produtora cultural, educadora e fotógrafa. Possui experiências de arquivo na Fundação Bienal de São Paulo e de educativo e produção no Centro Cultural Fiesp. Seus trabalhos visam conectar, encantar e despertar pessoas através do fazer, mediar, produzir e pensar a arte.
Políticas de entrada
Entrada gratuita com inscrição prévia no local 1h antes do evento.
de 9 de novembro à 8 de dezembro
às quartas das 18:30 às 20:00 e 10:00 às 12:00
quinta das 18:30 às 20:00
sábado e domingo das 14:00 às 16:00
Av. dos Coqueiros, 441 - Centro, Franco da Rocha - SP, 07850-320, Brasil
Entrada Gratuita

Produtora do Evento
Apoiado por: