Classificação Indicativa:
Com Ana Paula Iannone e Luana Alves da Silva
“Olhar estrangeiro” é o tema da 13ª edição do TRANSFUSÃO, encontro que mobiliza discursos sobre tradução e interculturalidade para refletir sobre questões artísticas, sociais e culturais de hoje. Entre os desdobramentos desse tema, em palestras e mesas-redondas, estão a releitura das narrativas de viagens ao Brasil, a tradução de textos até então inéditos de naturalistas e cientistas europeus sobre a Amazônia, o imaginário da viagem na literatura brasileira e traduzida, a ética da estrangeirização como possibilidade tradutória, as repercussões do passado colonial nas autoimagens do Brasil.
Após visita temática à Casa Guilherme de Almeida seguimos rumo à exposição “A origem de Macunaíma”, na Casa Mário de Andrade, que transporta os visitantes para a Amazônia, seguindo os passos do etnólogo alemão Theodor Koch-Grünberg.
Os inscritos podem participar da experiência de realidade virtual disponível na exposição.
Ponto de encontro: Casa Guilherme de Almeida (Rua Macapá, 187). O trajeto até a Casa Mário de Andrade será realizado por meio de transporte municipal (valor da tarifa: R$ 4,40).
Para se inscrever, clique aqui.
Essa atividade faz parte do ciclo "Olhar estrangeiro". Confira o programa completo neste link.
Ana Paula Iannone é produtora audiovisual graduada pelo Centro Universitário FIAM-FAAM (2017) e técnica museóloga formada pelo Centro Paula Souza (2020). Atua com gestão e preservação de acervo desde 2019 e atualmente é educadora da Casa Guilherme de Almeida.
Luana Alves da Silva trabalha na área da cultura desde 2020. Desenvolveu projetos sobre história, literatura e direito à cidade em Bibliotecas Públicas das redes municipal e estadual de São Paulo. Estudou História pela UNIFESP e participou do CMUrb - Centro de Memória Urbana (2022) como bolsista na mesma instituição. Atualmente faz parte do Educativo do Museu Casa Mário de Andrade.
CGA - Casa Guilherme de Almeida