de 20 de outubro à 21 de outubro de 2024
O dia todo
Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial (Campinas), Campinas - SP, 13035-320, Brasil
Entrada Gratuita
Áudio Descrição
Libras
Espetáculo de dança é inspirado no livro homônimo do premiado autor e ilustrador Junião
No dia 20 de outubro, o Teatro Castro Mendes, em Campinas, receberá o espetáculo de dança "Meu Pai Vai Me Buscar na Escola", inspirado no livro homônimo do premiado autor e ilustrador Junião. A montagem é realizada pelo Instituto Arnea, que atua em bairros de Campinas, levando balé clássico e dança para mais de 218 bailarinos, principalmente crianças e adolescentes. Serão duas sessões, às 16h e às 19h.
"Meu Pai Vai Me Buscar na Escola" narra as aventuras de um menino em seu caminho de volta para casa, um percurso cotidiano que se transforma em uma grande aventura pela ótica criativa e ilimitada de uma criança.
Junião, autor do livro que inspirou o espetáculo, é uma figura de destaque no cenário das artes visuais e literárias do Brasil. Nascido em Campinas, ele é especialista em cultura, educação e relações étnico-raciais, e construiu uma carreira sólida como ilustrador em grandes veículos, como Folha de S.Paulo e Veja.
"Quando pensei nesse livro, meu objetivo era criar algo em que meu filho, que hoje tem 13 anos, mas na época tinha 3 ou 4, pudesse se ver refletido quando começasse a se alfabetizar, com protagonistas que se parecessem com ele", explica Junião. Essa necessidade de criar um espaço de identificação para seu filho foi o que motivou a escrita de uma história com protagonistas negros, algo que ele não encontrava em sua própria infância.
O livro gira em torno das aventuras de um menino voltando da escola acompanhado de seu pai. "A ideia do livro era basicamente essa: mostrar protagonistas negros vivendo o cotidiano", afirma Junião. Ele também destaca que, durante sua infância, raramente encontrava livros que refletissem sua realidade: "Na minha casa sempre havia muitos livros, mas era difícil encontrar um em que eu me identificasse com o protagonista, porque não existiam protagonistas negros."
O impacto da obra foi além do que o autor havia imaginado. "Jamais imaginei que meu livro poderia virar um espetáculo de dança, ser usado para discutir paternidade negra e ganhar prêmios, como o da UNESCO", comenta Junião.
Lançado em 2018, "Meu Pai Vai Me Buscar na Escola" rapidamente se tornou um sucesso entre as crianças, sendo incluído no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuído em escolas e bibliotecas públicas por todo o país. Além de seu trabalho literário, Junião é cofundador da Ponte Jornalismo, uma plataforma voltada para os direitos humanos e justiça social.
EspetáculoO espetáculo conta com a coordenação e direção geral de Ney Hamilton de Oliveira e a direção criativa e coreográfica de Bianca Santos, Isadora Alonso Faustino, Júlia Martins, Maíra Alves e Sarah Elisa. A cenografia digital é de Alan Martins, e os figurinos são assinados por Nelci J. Ateliê. A equipe técnica inclui ainda o apoio de Dickson Resstel, fotografia de Giancarlo Giannelli, design de Sérgio Sporkens Jr. e interpretação em Libras por Maria Barboza Ribeiro.
O Instituto Arnea, responsável pela produção, foi fundado em 2009 por Ney Hamilton no Jardim Campineiro e tem sido um pilar na promoção da inclusão cultural e desenvolvimento comunitário em Campinas. O instituto oferece aulas de balé clássico e dança para mais de 200 crianças, muitas delas começando aos três anos de idade. O diferencial do Instituto Arnea é sua abordagem inclusiva, que envolve mães e avós nas aulas, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e familiar.
"Essa apresentação é o resultado de nosso trabalho e será linda. Sempre lotamos o Castro Mendes com familiares e amigos das crianças, e esperamos que neste ano seja novamente uma grande comemoração. Serão 218 bailarinos compondo o elenco e se revezando nas apresentações das duas sessões", afirma o diretor Ney.
Para Junião, ver sua obra sendo interpretada por crianças e profissionais de bairros periféricos de Campinas é motivo de orgulho. "Trazer essa minha história para ser contada por pessoas da periferia é um motivo de orgulho, porque sinto que meu trabalho está tocando quem eu queria que tocasse."
Ainda em 2024, o Instituto Arnea espera lançar sua própria companhia de dança. Com um repertório diversificado, a nova companhia pretende levar cultura e arte para a comunidade local e eventos especiais, gerando recursos para a manutenção das atividades do instituto. Interessados em contratar futuras apresentações podem entrar em contato pelo telefone (19) 99621-5553 ou pelo e-mail contato@institutoarnea.org.br.
Equipe de ProduçãoCoordenação e Direção Geral: Ney Hamilton de Oliveira
Coreografia e Direção Criativa: Bianca Santos, Isadora Alonso Faustino, Júlia Martins, Maíra Alves, Sarah Elisa
Assistentes: Ananda Maya Amaral Doyon, Gilmara Neves Moura, Ana Luíza de Magalhães
Cenografia Digital: Alan Martins
Figurinos: Nelci J. Ateliê
Responsável Técnico: Dickson Resstel
Fotógrafo: Giancarlo Giannelli
Designer: Sérgio Sporkens Jr.
Intérprete de Libras: Maria Barboza Ribeiro
Produção: Reginaldo Menegazzo
Projeto Via Lei N° 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) Termo de execução cultural N° 210/2024 - Processo Administrativo: PMC. 2024.0000.1488-50
ServiçoMeu Pai Vai Me Buscar na Escola
Data: 20 de outubro de 2024
Políticas de entrada
Gratuita
de 20 de outubro à 21 de outubro de 2024
O dia todo
Rua Conselheiro Gomide, 62 - Vila Industrial (Campinas), Campinas - SP, 13035-320, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento