Viva SP logotipo
Pular para o conteúdo principal
Banner do evento Férias na TAVA: Artes, Cultura, Brincadeiras e Curiosidades Fulni-ô, com Luxtutwa
Banner do evento Férias na TAVA: Artes, Cultura, Brincadeiras e Curiosidades Fulni-ô, com LuxtutwaBanner do evento Férias na TAVA: Artes, Cultura, Brincadeiras e Curiosidades Fulni-ô, com Luxtutwa

Férias na TAVA: Artes, Cultura, Brincadeiras e Curiosidades Fulni-ô, com Luxtutwa

Classificação Indicativa:Classificação Indicativa

Sobre o Evento

Nesta atividade, Luxtutwa contará sobre o modo de vida do povo Fulni-ô, apresentará brincadeiras e entoará cantos (Cafurnas) na sua língua-mãe (Yaathe), que evocam a espiritualidade para a cura mental e física, com explicações acerca da importância de cada um desses movimentos para sua cultura.

Sobre Luxtutwa

Luxtutwa, que significa “urubu”, também chamado Henzio Fulni-ô, é de Águas Belas, interior de Pernambuco. Realiza palestras sobre seu povo em todo o Brasil, ensinando sobre o manejo de peças de artes manuais Fulni-ô, cânticos, grafismos corporais e, também, sobre trabalhos espirituais.

Sobre o Povo Fulni-ô

Único grupo do Nordeste que conseguiu manter viva e ativa sua própria língua (a Yaathe), bem como um ritual a que chamam Ouricuri, atualmente, realizado em sigilo. Durante muito tempo foram considerados como os últimos remanescentes dos históricos Karirí, hipótese descartada a partir da análise linguística comparativa: “a língua dos Karnijós difere consideravelmente da dos amerícolas da família Kariri”. Os representantes deste povo também são chamados Carnijós ou Carijós, inclusive Cajaú. Vivem na parte central das terras da reserva indígena da cidade de Águas Belas (PE).

Sobre o Férias na TAVA

Em janeiro de 2025, o MCI realizará uma série de atividades gratuitas e jogos educativos, brincadeiras indígenas e oficinas, voltadas ao compartilhamento de experiências de famílias plurais. As ações são para visitantes de todas as idades.

Data: 18/01/2025, sábado

Local: Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar

Horário: das 14h às 16h

Vagas: 20 (vinte)

Entrada: gratuita, mediante inscrição realizada de 11 a 18 de janeiro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro)

Classificação: Livre

Informações: (11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br

Observações:

as inscrições serão realizadas de 11 a 18 de janeiro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);

ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;

- com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;

- para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;

a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;

é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.

Opções de ingresso

Gratuito

Como adquirir o ingresso?

Políticas de entrada

gratuita, mediante inscrição antecipada

Espaço cultural

MCI - Museu das Culturas Indígenas

indígenaculturas indígenasfériasbrincadeiras

Sobre o Produtor

ACAM Portinari

de 18 à 19 de janeiro

sábado das 14:00 às 16:00

R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil

Entrada Gratuita

Denunciar