de 29 à 30 de março
sábado das 15:00 às 16:30
R. Macapá, 187 - Sumaré, São Paulo - SP, 01251-080, Brasil
Entrada Gratuita
Com Núcleo de Ação Educativa
Nos meses de março e abril, o tema central será Mulheres e Modernismo.
A participação feminina nas artes brasileiras nas primeiras décadas do século XX é amplamente reconhecida, com nomes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Lina Bo Bardi ocupando lugar de destaque na memória cultural. O modernismo, em particular, recebe atenção especial no ensino de arte e cultura nas escolas. No entanto, esse cânone também evidencia um contraste: muitas artistas permanecem pouco conhecidas ou apagadas da história. As atividades propostas buscam refletir sobre as condições, negociações, presenças e ausências na produção artística das mulheres, ampliando as perspectivas sobre sua contribuição ao modernismo e à cultura.
Roda de conversa e visita temática (presencial)
MULHERES MODERNISTAS NO ACERVO CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Com Núcleo de Ação Educativa
Sábado, 29 de março, das 15h às 16h30
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o núcleo de ação educativa da Casa Guilherme de Almeida propõe uma visita temática ao acervo de Guilherme e Baby de Almeida, com foco nas mulheres artistas, seguida de uma roda de conversa sobre as artistas que tiveram atuação marcante e evidente na semana de 1922 e seu papel determinante na revolução da arte moderna no Brasil. A ideia, além da visita, é (re)apresentar e destacar nomes e obras de artistas mulheres que, no decorrer do tempo, sofreram com tentativas de apagamento e são pouco mencionadas e pouco lembradas no histórico das artes brasileiras.
Serão disponibilizadas 20 vagas para participação presencial em ordem de chegada, aberta para todas as idades. Não há necessidade de inscrição prévia.
Local: Casa Guilherme de Almeida (Rua Macapá, 187).
Grátis.
CGA - Casa Guilherme de Almeida
de 29 à 30 de março
sábado das 15:00 às 16:30
R. Macapá, 187 - Sumaré, São Paulo - SP, 01251-080, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento