de 12 à 13 de abril
sábado das 13:30 às 17:00
R. Macapá, 187 - Sumaré, São Paulo - SP, 01251-080, Brasil
Entrada Gratuita
Com Ana Lídia Teberga
Nos meses de março e abril, o tema central será Mulheres e Modernismo.
A participação feminina nas artes brasileiras nas primeiras décadas do século XX é amplamente reconhecida, com nomes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Lina Bo Bardi ocupando lugar de destaque na memória cultural. O modernismo, em particular, recebe atenção especial no ensino de arte e cultura nas escolas. No entanto, esse cânone também evidencia um contraste: muitas artistas permanecem pouco conhecidas ou apagadas da história. As atividades propostas buscam refletir sobre as condições, negociações, presenças e ausências na produção artística das mulheres, ampliando as perspectivas sobre sua contribuição ao modernismo e à cultura.
Visita temática (presencial)
MULHERES E MODERNISMO: DA CASA GUILHERME DE ALMEIDA À CASA DE VIDRO
Com Ana Lídia Teberga e educativo da Casa de Vidro
Sábado, 12 de abril | 13h30 às 17h
Esta visita temática começa na Casa Guilherme de Almeida, onde os participantes conhecerão a residência do poeta e de sua esposa, Baby de Almeida, figura central na musealização da Casa e refletirão sobre sua contribuição e de outras mulheres no modernismo brasileiro. Em seguida, a visita segue para a Casa de Vidro, projeto de Lina Bo Bardi e moradia do casal Bardi, onde será explorada sua arquitetura e o impacto de sua obra no movimento modernista.
A atividade inclui transporte gratuito da Casa Guilherme de Almeida à Casa de Vidro. Os ingressos devem ser adquiridos pelos participantes, presencialmente, na ocasião do evento.
Valor do ingresso: R$58,00 (inteira) e R$29,00 (meia entrada). A meia entrada é concedida a estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores, e pessoas com deficiência.
Para se inscrever, clique aqui. 12 vagas.
Atenção: os inscritos receberão um e-mail para confirmar sua participação até 6/4. A não confirmação implicará na perda da vaga e na chamada dos inscritos em lista de espera. Cheque sempre a pasta de spam.
Ana Lídia Teberga é licenciada em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e Técnica em Museologia pela Etec Parque da Juventude. Já atuou como professora e, desde 2010, trabalha com instituições museais. Trabalhou como educadora do Museu da Casa Brasileira, da Estação Pinacoteca, da Casa Guilherme de Almeida e coordenou o Educativo do Fama Museu, em Itu (SP). Foi selecionada no Novos Olhares 2018, do MIS, com o projeto “Quem são as Mulheres da Biblioteca?”.
CGA - Casa Guilherme de Almeida
de 12 à 13 de abril
sábado das 13:30 às 17:00
R. Macapá, 187 - Sumaré, São Paulo - SP, 01251-080, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento