Mais informações sobre ingressos
https://pinacoteca.org.br/visita/ingresso/
CONVERSA: A Escola como projeto e manifesto e a pintura como plataforma política
22.03 às 14h30
Aberto ao público
Como atividade de abertura da Escola Feminista de Pintura, a artista convida o público a participar de um bate-papo para trocar experiências sobre arte, sociedade e perspectivas críticas à educação tradicional. Compartilhando vivências anteriores que aconteceram nas edições passadas da Escola, Ad trará exemplos de oficinas e exercícios que usaram dos princípios e ideais do Manifesto da Escola, para debater a pintura como plataforma para discussão política e social.
OFICINA: Micélio de fanzines, vamos criar uma comunidade de fungos!
23.03 às 14h30
20 vagas sob ordem de inscrição
Como parte da programação de abertura da Escola Feminista de Pintura, a artista Ad Minoliti irá realizar uma oficina de fanzine, uma prática muito comum em sua produção. Por meio de dinâmicas lúdicas, a artista irá receber na escola 20 participantes para trocar e refletir sobre ideias e conhecimentos comunitários, tendo como metáfora a interconexão e comunicação presente no Reino Fungi. Abordando temas como gênero, identidade, biologia e relação interespécies, a artista convidará o público a entrar em contato com a sua coleção de Fanzines – expostos na Fanzinoteca da Escola –, e pela partilha, escuta e troca, produzirem livremente um fanzine pelas técnicas de colagem, fotocópia, edição editorial, entre outros.
O que é um fanzine?
O fanzine é uma publicação gráfica independente, produzida de forma simples e caseira, priorizando a criatividade e a espontaneidade. Ele funciona como uma ferramenta de expressão e reflexão intercultural, resgatando mitos e estereótipos para promover vínculos diversos e igualitários. Feito por meio de colagens, desenhos e textos, o fanzine circula de mão em mão, difundindo ideias alternativas sobre cultura e política, em oposição à mídia tradicional. Originado por fãs de ficção científica, hoje é um meio de experimentação artística e comunicação autônoma.
Mais informações sobre ingressos
https://pinacoteca.org.br/visita/ingresso/
Mais informações sobre como chegar
https://pinacoteca.org.br/visita/como-chegar/
Políticas de entrada
Atividade gratuita. É necessário se inscrever para participar e aos domingos é necessário adquirir ingresso do Museu.
PINA CONT - Pina Contemporânea
Produtora do Evento