Grupo de Estudos "À Luz de 120 anos"

Sobre o Evento
Grupo de Estudos "À Luz de 120 anos: O nascimento de uma metrópole, a Pinacoteca e seu patrimônio cultural"
O Grupo de Estudos à Luz de 120 anos propõe uma reflexão aprofundada sobre a trajetória do museu, seu acervo e sua relação intrínseca com o bairro da Luz e o desenvolvimento da Cidade de São Paulo. Celebrando os 120 da Pinacoteca, o grupo – a ser formado por 20 participantes – buscará analisar como sua coleção foi formada ao longo das décadas e como o museu se consolidou como um dos principais espaços culturais do país. Entre encontros presenciais e online, abertos ao público, o grupo tem como foco a compreensão da evolução do patrimônio cultural da Pinacoteca, desde sua fundação até os dias atuais, abordando como as escolhas curatoriais e a aquisição de obras refletiram as transformações artísticas e sociais do Brasil. Além disso, os encontros também discutem a história do bairro da Luz, que, ao longo do tempo, foi palco de grandes transformações urbanas e sociais. O bairro, inicialmente residencial e ligado ao comércio, viu-se alterado com a construção do museu e de outros equipamentos culturais ao longo do século XX. A relação entre o museu e a região, bem como sua influência na revitalização e transformação do entorno, também são temas centrais de análise.
As candidaturas submetidas e cartas de intenção deverão contemplar um ou mais eixos de pesquisa, e poderão criar abordagens mais históricas, críticas ou artísticas.
A Pinacoteca, seu acervo e sua programação
Interesse sobre o acervo e coleção da Pinacoteca, sua formação e evolução da coleção do museu, analisando as escolhas curatoriais ao longo do tempo. As pesquisas desse eixo poderão abordar, por exemplo, a representatividade dos artistas e movimentos presentes na coleção, o Parque das Esculturas da Luz, programas institucionais, bem como as políticas que influenciaram a constituição do patrimônio artístico do museu.
Território e desenvolvimento urbano do centro de São Paulo
Este eixo temático investiga a relação entre a Pinacoteca e as transformações urbanas do centro de São Paulo, especialmente na região da Luz. A pesquisa poderá se debruçar sobre o impacto da presença do museu no desenvolvimento urbano da cidade, as mudanças culturais do bairro ao longo das décadas e a relação da Pina com o entorno. Serão estudadas as esculturas presentes no jardim, sua relação com a história do museu e do bairro
Patrimônio arquitetônico
Abordagem sobre a Pinacoteca a partir de sua arquitetura e adaptações, visando contemplar o projeto de Ramos de Azevedo, sua história como Liceu de Artes e Ofícios; a reforma de Paulo Mendes da Rocha; a construção da Pina Contemporânea, além de curiosidades sobre estas histórias.