de 11 à 12 de março
terça das 19:00 às 21:00
Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000, Brasil
Entrada Gratuita
O Ciclo de Cinema e Psicanálise exibe, em março, “Virgínia e Adelaide”, ficção baseada nas biografias de duas figuras fundamentais à psicanálise brasileira, e conta com a presença dos diretores, Jorge Furtado e Yasmin Thainá, e da psicanalista Dora Tognolli no bate-papo que acontece após a sessão.
Esse programa mensal do MIS é realizado em parceria com a Folha de S.Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), e apresenta sempre um bate-papo após o filme mediado de Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura da SBPSP. A temporada de 2025 do programa tem parceria com a O2 Filmes, e a transmissão ao vivo do bate-papo pode ser visto no canal oficial do MIS no YouTube.
Virgínia e Adelaide
(dir. Jorge Furtado e Yasmin Thainá, Brasil, 2024, 96 min, 12 anos, digital)
A história do encontro de duas mulheres extraordinárias: a brasileira Virgínia Bicudo e a alemã Adelaide Koch. Virgínia, uma mulher negra, foi a primeira psicanalista brasileira. Adelaide, psicanalista judia, veio para o Brasil em fuga do regime nazista na Alemanha. Elas se conheceram em novembro de 1937 em São Paulo, no exato momento em que Getúlio Vargas decretava o Estado Novo e se tornava um ditador. Médica e paciente por cinco anos, colegas e amigas a vida inteira, duas mulheres que enfrentaram o racismo e participaram ativamente da fundação da psicanálise no Brasil. A produção é assinada pela Casa de Cinema de Porto Alegre, em coprodução da Globo Filmes e GloboNews, com distribuição da H2O Films.
MIS - Museu da Imagem e do Som
de 11 à 12 de março
terça das 19:00 às 21:00
Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento