GRUPO DE ESTUDOS: PATRIMÔNIO CULTURAL INDÍGENA

Sobre o Evento
GRUPO DE ESTUDOS: PATRIMÔNIO CULTURAL INDÍGENA
Quartas-feiras, 09, 16 e 23 de abril
Das 19h às 21h
Online
100 vagas
Este ano o Departamento de Cultura, gerido por Mário de Andrade, completa 90 anos da sua fundação. Os importantes desdobramentos na política patrimonial brasileira é um convite para refletir sobre a luta pelo reconhecimento e preservação do patrimônio cultural indígena, em suas diversas facetas.
Para se inscrever, clique aqui
As palestras serão realizadas através da plataforma Zoom, os inscritos receberam o link de acesso no e-mail de confirmação da vaga.
TERRITÓRIO ANCESTRAL E PATRIMÔNIO INDÍGENA
quarta-feira, 09 de abril
Com: Karai Djekupe
Karai Djekupe é líder guarani graduando em Arquitetura e Urbanismo na Escola da cidade e conselheiro do Museu das Culturas Indígenas. Foi conselheiro distrital de saúde indígena, representando o estado de São Paulo por dois mandatos, de 2013 a 2021. De 2019 a 2022, atuou como apoiador e orientador de saúde indígena pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Em 2022, foi coordenador da Conferência Nacional de Saúde Indígena.
REPATRIAÇÃO, DECOLONIALIDADE E CURADORIA
quarta-feira, 16 de abril
Com: Sandra Ara Rete
Sandra Ara Rete é indígena Guarani Nhandewa, é uma renomada ativista, pesquisadora e educadora. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora de Artes Visuais da Funarte. Sua trajetória é marcada pela luta pelos direitos dos povos indígenas, com destaque para a valorização da educação e da cultura Guarani. Através de suas pesquisas, ela busca descolonizar o conhecimento e dar voz às mulheres indígenas.
PATRIMÔNIO CULTURAL INDÍGENA E POLÍTICAS PATRIMONIAIS
quarta-feira, 23 de abril
Com: Sandro Guimarães
Sandro Guimarães é antropólogo, professor da UFPE e coordenador do Laboratório de Antropologia, Arqueologia e Bem Viver. Sua pesquisa concentra-se em educação escolar indígena, cultura popular, religiosidade, patrimônio cultural e etnomusicologia. Possui vasta experiência em projetos de inventário e pesquisa sobre manifestações culturais populares, como o Caboclinho e a Capoeira. É autor de livros e artigos sobre esses temas, com destaque para "À Sombra da Jurema Encantada". Atualmente, coordena a Licenciatura em Educação Intercultural Indígena na UFPE e projetos de pesquisa sobre patrimônio e educação.