LANÇAMENTO DO CD "POEMAS DA NEGRA E DE MACUNAÍMA" PALESTRA E PERFORMANCE LÍRICA

Sobre o Evento
LANÇAMENTO DO CD "POEMAS DA NEGRA E DE MACUNAÍMA" PALESTRA E PERFORMANCE LÍRICA
Sábado, 12 de abril
Domingo, 13 de abril
das 15h às 16h
Esta é a primeira gravação em CD dos ciclos de canções 12 Poemas da Negra e 4 Poemas de Macunaíma. Estas obras são extremamente significativas dentro da produção de seus dois autores, mas têm sido raramente executadas e nunca foram registradas na íntegra, devido talvez à alta complexidade da escrita musical e à extrema dificuldade técnica para os intérpretes. Adélia e Araceli, ambas no ápice de suas trajetórias e bastante familiarizadas com a obra de Guarnieri e Mário, assumiram esse desafio e propõem preencher a enorme lacuna que é a falta de um registro para obras de tamanha magnitude e surpreendentemente tão pouco conhecidas até mesmo no meio musical.
ADÉLIA ISSA Apresenta-se regularmente em todo o Brasil e exterior, e dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Jocy de Oliveira, e no Requiem para JK de Cláudio Santoro, com regência do compositor. Com Mestrado em Performance Musical pela USP, tem participado como professora de alguns dos principais Festivais de Música do país, entre eles o de Campos do Jordão, Ourinhos, Águas de São Pedro, Goiânia, Campo Grande e João Pessoa. Ministrou master classes e seminários nas Universidades Federais da Bahia, Paraíba, Pernambuco, Uberlândia, Rio Grande do Sul, Pelotas e Campo Grande, e na Universidade Eafit em Medellín, Colômbia. Adelia Issa participou da gravação do CD duplo Sons das Américas, com o Núcleo Hespérides (Selo Sesc), e lançou recentemente os CDs Puertas, com o violonista Edelton Gloeden (Selo Sesc), e Vozes Mulheres (Edital ProAc), com a pianista Rosana Civile.
ARACELI CHACON, Concluiu o Bacharelado e o Mestrado na Juilliard School of Music, em Nova York e, nesse período, apresentou-se intensamente na cidade, destacando-se participações no Museum of Modern Art’s Summer Garden Music Festival, e no Focus Music Festival. Como solista, tem se apresentado com várias orquestras, entre elas a Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica da USP, Sinfônica de Charleston (Estados Unidos) e a Sinfônica da Cidade do Cabo (África do Sul), sob a regência de Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Omri Hadari, e Roberto Minczuk, dentre outros. Recentemente, participou como Artista Convidada da Baden-Baden Brahms Gesellschaft, na Alemanha, para estudos sobre o compositor nesse importante centro de pesquisas. Algumas de suas gravações encontram-se nos álbuns: Fantasia, para piano solo; Oblatum, para violino e piano; Piano Contemporâneo Brasileiro em Ituiutaba, para piano solo e 4 mãos; Schumann & Brahms: Poetic Lyricism in Piano Music, para piano solo, 4 mãos, e 2 pianos; e O Piano de Kilza Setti, piano solo. Araceli ocupa a Cadeira nº 39 da Academia Rio-Pretense de Letras e Cultura - ARLEC.