Mais informações sobre como chegar
https://pinacoteca.org.br/visita/como-chegar/
Nam June Paik (Seul, 1932 – Miami, 2006) foi um pioneiro em linguagens contemporâneas como a videoarte, a performance e diversas formas de transmissão e diálogo transcultural. Nascido na Coreia do Sul, viveu no Japão e na Alemanha, estabelecendo-se por muitos anos nos Estados Unidos. Sua trajetória foi marcada pelo envolvimento com grupos como o Fluxus, cujos membros vinham de diferentes partes do mundo, por colaborações com emissoras de TV e os mais inovadores desenvolvedores multimídia de sua época, além da participação em grandes exposições internacionais de arte.
Paik esteve no Brasil pela primeira vez em 1975, quando exibiu sua instalação TV Garden no Pavilhão dos Estados Unidos na 13ª Bienal de São Paulo. Desde então, apresentou seus trabalhos em outras edições do evento (1981 e 1990) e em festivais como o Videobrasil, criando diálogos e exercendo grande influência sobre pelo menos duas gerações de artistas e videomakers brasileiros até a virada do século XXI.
Esse legado é o ponto de partida para que a Pinacoteca de São Paulo e o Nam June Paik Art Center aprofundem suas pesquisas sobre as relações entre Brasil e Coreia do Sul nas artes visuais. No contexto do projeto Hyundai Translocal Series, essa parceria de dois anos entre instituições dos dois países terá início com um seminário gratuito e aberto ao público no sábado, 12 de abril, no auditório da Pinacoteca Luz, das 14h às 17h30. Em dois painéis temáticos, artistas e pesquisadores discutirão a memória da relação de Paik com o Brasil, seus principais princípios estéticos e geopolíticos e alguns dos impactos observáveis de sua obra na produção contemporânea.
Mais informações sobre como chegar
https://pinacoteca.org.br/visita/como-chegar/
PINA - Pina Luz
de 12 à 13 de abril
sábado das 14:00 às 17:30
Praça da Luz, 2 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01120-010, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento