de 3 à 4 de abril
quinta das 20:00 às 21:00
Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000, Brasil
Entrada Gratuita
Em parceria com o StandWithUs Brasil e apoio da Searchlight Pictures, o MIS realiza um cine debate sobre o filme “A verdadeira dor”, vencedor na categoria de Melhor Ator Coadjuvante para Kieran Culkin e indicado a Melhor Roteiro Original no Oscar 2025. Após a sessão, será realizado um debate sobre o tema "A verdadeira dor: memória, traumas transgeracionais e o impacto psíquico do Holocausto", com participação dos psicanalistas Leonardo Goldberg e Alexandra Nigri e mediação da jornalista Sabrina Abreu.
Sobre o filme
A verdadeira dor
(dir. Jesse Eisenberg, EUA/Polônia, 2024, comédia/drama, 90 min, 16 anos)
Com roteiro e direção de Jesse Eisenberg, a comédia dramática explora as complexidades das relações familiares e a busca por identidade em meio a traumas que nos atravessam. A trama acompanha David (Jesse Eisenberg), reservado e pragmático, e Benji (Kieran Culkin), seu primo excêntrico e boêmio. Apesar das diferenças, eles embarcam juntos em uma viagem à Polônia para homenagear a avó, sobrevivente do Holocausto e recém falecida, participando de uma excursão que revisita memórias do Holocausto e conecta o grupo às raízes familiares. Durante a jornada, antigas tensões entre os primos ressurgem, transformando a empreitada em uma experiência emocionalmente intensa. À medida que exploram o passado da família e enfrentam as diferenças que os separam, David e Benji são forçados a confrontar suas próprias escolhas e perspectivas de vida.
Sobre os convidados
Alexandra Wojdyslawski Nigri
Psicóloga e psicanalista, formada pela PUC-SP, e mestre pela Universidade de Tel Aviv. É psicoterapeuta na rede clínica da SUR – Psicanálise e Intervenções Sociais, para atendimentos em situações sociais críticas. Passou os últimos dois anos em Israel, atuando em pesquisas para novos tratamentos direcionados aos transtornos de estresse pós-traumático, inclusive em meio à guerra.
Leonardo Goldberg
Psicólogo e psicanalista, doutor em psicologia pela USP com pós-doutorado pela Université Côte d'Azur. É professor universitário e autor dos livros "Freud: uma introdução à clínica psicanalítica" e "O sujeito na era digital: ensaios sobre psicanálise, pandemia e história", ambos pela Editora Almedina.
MIS - Museu da Imagem e do Som
de 3 à 4 de abril
quinta das 20:00 às 21:00
Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento