de 10 à 11 de abril
O dia todo
R. Edmundo Vosgrau, 515 - Parque Jambeiro, Campinas - SP, 13042-330, Brasil
Entrada Gratuita
O Instituto Arnea, instituição que ensina gratuitamente balé a centenas de crianças de bairros de Campinas desde 2009, lança agora sua companhia profissional. A Cia de Ballet do Instituto Arnea inicia seus trabalhos em abril com a apresentação do espetáculo "O Corsário – pelas Terras do Oriente", inspirado no clássico balé "O Corsário". Os espetáculos gratuitos têm como objetivo divulgar a dança e cultura para crianças de escolas públicas.
A companhia é formada por 10 bailarinas profissionais, incluindo três professoras do Arnea, uma aluna da instituição e demais integrantes selecionadas pela coreógrafa Júlia Martins. O trabalho começou em 2024 com recursos de uma emenda impositiva da Câmara de Campinas, por meio do vereador Permínio Monteiro. Os ensaios do grupo acontecem no CEU Thaís Fernanda Ribeiro, na Vila Esperança.
O espetáculo mistura tradição e inovação, trazendo trechos do balé de repertório e introduzindo novas coreografias inspiradas na cultura e paisagens do Oriente Médio.
As apresentações começaram no dia 8 de abril em três escolas estaduais de Campinas: Escola Estadual Professora Castinauta de Barros Mello e Albuquerque, Jardim São Marcos; Escola Estadual 31 de Março, no Jardim Mônica; e Escola Estadual Adriana Cardoso, Vila Esperança.
No dia 10 de abril, o grupo se apresenta na Escola no Nova Europa, às 10h40, e na Escola do Parque Jambeiro, às 8h. Em agosto, serão realizadas mais três apresentações no CEU - Vila Esperança, sendo uma para alunos de uma escola municipal e ONG da região e mais duas apresentações abertas ao público em geral, todas gratuitas.
Além do espetáculo, a Cia de Ballet promove um diálogo educativo com os alunos, incentivando a reflexão sobre a história do balé clássico, a importância da cultura e os valores da disciplina e dedicação, essenciais não apenas na dança, mas também nos estudos e na vida profissional. Um material didático foi desenvolvido para apoiar as escolas na abordagem desses temas antes e depois da apresentação.
Segundo Ney Hamilton de Oliveira, diretor do Instituto Arnea, a proposta é que os alunos não apenas assistam à beleza da dança, mas compreendam o valor cultural da arte. A coreógrafa Júlia Martins, responsável pela companhia, também estará disponível para aprofundar questões técnicas do espetáculo.
A companhia de balé do Arnea possibilita a profissionalização de seus integrantes e, futuramente, poderá ser uma fonte de receita para bancar novos projetos. "Oferecer o espetáculo ao meio corporativo e público é um dos nossos objetivos, mas ainda precisamos criar um portfólio para esse fim e montarmos uma equipe técnica de apoio. Acreditamos que com essa circulação vamos ter a base para esse objetivo", afirma Ney Hamilton.
Sobre o Instituto ArneaO Instituto Arnea nasceu a partir do Projeto 9 Street, lançado em 20 de julho de 2008 em Campinas. A iniciativa visava estimular a integração social por meio de atividades esportivas e educativas, com foco em meio ambiente e na reciclagem, envolvendo crianças, adolescentes e suas famílias. O nome “9 Street” homenageia os moradores pioneiros do projeto e a rua onde ele começou.
Em 21 de fevereiro de 2009, o projeto se consolidou com a fundação do Instituto Arnea (Atitude, Respeito à Natureza e Educação Ambiental), mantendo seu compromisso com a inclusão social e a cultura.
O Instituto tem como missão promover a inclusão cultural de crianças, adolescentes, jovens, adultos, sendo a maioria da região periférica onde o Arnea atua, por meio da arte e da cultura, desenvolvendo eventos culturais para fortalecer a comunidade. Também busca defender, preservar e conservar o meio ambiente, além de colaborar na formulação de políticas públicas para um desenvolvimento sustentável.
Foto: Giancarlo Giannelli
Políticas de entrada
Entrada gratuita
de 10 à 11 de abril
O dia todo
R. Edmundo Vosgrau, 515 - Parque Jambeiro, Campinas - SP, 13042-330, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento