Exposição Entre Páginas, Tintas e Malas: A Memória Enquanto Narrativa do Existir

Local acessível para cadeirantes.
Sobre o Evento
A exposição Entre Páginas, Tintas e Malas: A memória enquanto narrativa do existir apresenta desenhos e objetos produzidos por alunos do Colégio Benjamin Constant a partir de dois projetos interdisciplinares desenvolvidos ao longo dos anos de 2023 e 2024. Com base em estudos de Arte, História e Literatura, os trabalhos propõem uma reflexão profunda sobre o Holocausto, a partir das experiências de sobreviventes e das marcas deixadas por esse capítulo da história.
A mostra integra as ações em memória dos 80 anos do fim do Holocausto e da libertação dos campos de concentração nazistas. Por meio de abordagens sensíveis e criativas, os estudantes dos 7º e 9º anos foram convidados a mergulhar em relatos, biografias e registros visuais que revelam tanto a brutalidade do período quanto a resistência, a esperança e a reconstrução da vida após o trauma. Os desenhos e objetos expostos são resultado de um processo de escuta, pesquisa e expressão artística que valoriza a empatia, a memória e os direitos humanos.
O Colégio Benjamin Constant, instituição comprometida com uma educação humanista e crítica, propôs aos alunos não apenas o estudo do Holocausto como conteúdo histórico, mas como experiência formadora — que conecta passado e presente e convida à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva diante das injustiças.
Horário: 12h às 19h, de quarta a domingo