de 24 à 25 de maio
sábado das 14:00 às 16:00
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita
Atividade presencial e gratuita, sem necessidade de inscrição.
Em uma edição especial do Dia da Família no Museu, como atividade para a pré-Virada Cultural, os Mestres de Saberes do MCI recebem famílias para uma tarde de partilhas sobre artes e brincadeiras indígenas. Durante a atividade, o público terá contato com diversas manifestações presentes em culturas indígenas, como cantos, arco e flecha, zarabatana, peteca e grafismos e também poderão visitar as exposições gratuitamente e aprofundar o contato com os povos originários.
Vale ressaltar que cada povo possui uma forma própria de se expressar; o contato com os mestres propicia um momento incomparável de trocas e vivências culturais.
Integrando essa programação, no 7º Andar, será exibida a videoinstalação “Constituinte ontem e hoje”. Obra audiovisual elaborada pelo Núcleo Educativo do MCI, que retoma a manifestação feita por Ailton Krenak, durante a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, propondo uma reflexão sobre os direitos dos povos indígenas nos tempos atuais.
Sobre os Mestres de Saberes
São aqueles que são capazes de trazer para o museu as referências, os valores e as narrativas de suas comunidades. Não se trata de uma sabedoria absoluta, mas de cuidarem e desenvolverem modos próprios de compartilhar os saberes tradicionais, conectando as comunidades indígenas e os visitantes do museu. A partir desta atuação, contribuem para a valorização dos saberes originários e para o diálogo das culturas indígenas com a educação dentro e fora das escolas, possibilitando a criação e o aperfeiçoamento dos espaços de representatividade indígena nos equipamentos públicos de cultura. Atualmente, o MCI tem Mestres das etnias Guarani Mbya, Karajá, Mehinako, Tupi-Guarani, Xavante e Xukuru-Kariri, aliados aos povos Guajajara, Huni Kuin, Pankararu e Puri, que integram a equipe educativa.
Sobre a Virada Cultural da Cidade de São Paulo
Inspirada no festival francês Nuit Blanche (na tradução, Noite Branca), é um evento promovido desde 2005 pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que oferece atrações culturais gratuitas, durante 24 horas ininterruptas, para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais e preferências artísticas.
Por meio de apresentações em logradouros públicos e equipamentos oficiais, dentre outros espaços culturais parceiros, conquistou, nesses 21 anos de existência, o reconhecimento da mídia e do público, consolidando-se como um dos eventos nacionais mais importantes do Brasil, convidando a população a ocupar o centro da cidade, incentivando o convívio social através da cultura e possibilitando o acesso a diversas formas de arte.
Observação:
Políticas de entrada
gratuita, sem necessidade de inscrição
MCI - Museu das Culturas Indígenas
de 24 à 25 de maio
sábado das 14:00 às 16:00
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento