Oficina: Construções Sustentáveis - Bambu

Sobre o Evento
As inscrições serão realizadas dentro dos períodos especificados a seguir ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro):
- Oficina em 10/05/2025: de 3 a 10 de maio (https://www.sympla.com.br/evento/oficina-construcoes-sustentaveis-bambu-10-05/2930502);
- Oficina em 11/05/2025: de 4 a 11 de maio (https://www.sympla.com.br/evento/oficina-construcoes-sustentaveis-bambu-11-05/2930520).
Nos dias de realização das atividades, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer.
Nesta atividade introdutória, a oficina abordará técnicas construtivas com bambu, conhecido como o “aço verde”, pelas suas características de resistência e sustentabilidade. Serão exploradas aplicações na criação de móveis, peças decorativas e utilitárias, aproveitando essa matéria-prima abundante em regiões tropicais e subtropicais. O conteúdo da oficina será dividido entre teoria e prática, com foco em ferramentas essenciais, sistemas estruturais com vigas e pilares, dimensionamento, tipos de encaixes e manufatura, vedação, acabamentos, entre outros aspectos.
A iniciativa contará com a contextualização sobre saberes indígenas nas construções sustentáveis a partir dos conhecimentos de Jorel Baré e, também, com o apoio e a expertise das empresas Bambooline e Combambu, de maneira a enriquecer o processo com conhecimentos técnicos aprofundados e experiências inovadoras.
De forma colaborativa e com foco na partilha de saberes, a construção de uma estrutura de cobertura será realizada em conjunto pelos participantes. A estrutura ficará exposta no pátio do MCI até agosto deste ano, como resultado simbólico da união entre tradição, inovação e sustentabilidade.
Sobre Jorel Baré
Indígena do Povo Baré, de São Gabriel da Cachoeira, região do noroeste do estado do Amazonas. Foi um dos responsáveis pelos grafismos da performance “O CORRE DA SELVA”, do artista Oderiê para XYBOIÁ, na 52º edição da Casa de Criadores. Está se graduando em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FECFAU-Unicamp).
Sobre a Bambooline e Combambu
Referências nacionais na promoção do uso do bambu em soluções arquitetônicas e de design sustentável, em parceria, as empresas oferecem uma ampla gama de produtos, incluindo varas tratadas ou in natura, forros, estacas, ripas, coberturas e revestimentos. Buscando promover a sustentabilidade, inovação e qualidade em cada projeto, além do fornecimento, oferecem serviços de instalação e manutenção, assegurando excelência em todas as etapas do projeto, entregando soluções completas e personalizadas.
Sobre o Povo Baré
Etnia indígena que habita a região do noroeste do estado do Amazonas, principalmente nas áreas indígenas Içana-Rio Negro, Médio Rio Negro I, Médio Rio Negro II e Xié, além da Venezuela. São conhecidos por sua forte ligação com o rio Negro e suas comunidades se localizam ao longo do rio.
Observações:
- 20 (vinte) vagas por oficina;
- as inscrições serão realizadas de 3 a 10 ou de 4 a 11 de maio ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- no dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer;
- para maior comodidade, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência do horário da atividade.