CASA E VIZINHANÇA: CONSTRUINDO DIÁLOGOS ENTRE MUSEUS E TERRITÓRIOS

Sobre o Evento
23ª Semana Nacional de Museus - “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”
Com José Guilherme Magnani e Mariana Hangai
Quinta-feira, 15 de maio, das 19h às 21h
Como a ideia de “casa” se transforma quando inserida em um contexto coletivo, em diálogo com a rua, com a vizinhança e com a cidade? Como o museu se transforma e se reinventa a partir da relação com seu território?
Na Semana Nacional de Museus, que neste ano tem como tema "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação", as Casas das Rosas, Guilherme de Almeida e Mário de Andrade promovem um encontro especial com o antropólogo urbano José Guilherme Magnani para discutir as múltiplas dimensões do conceito de casa — não apenas como unidade de habitação, mas como espaço simbólico, relacional e político.
A conversa será seguida da apresentação dos diagnósticos territoriais realizados nos entornos dos três museus, elaborados a partir da escuta ativa de moradores, trabalhadores e instituições locais. A atividade propõe refletir sobre os desafios e as potências de uma atuação museal enraizada no território — entre o abrigo individual e o território compartilhado — reafirmando seu papel do museu como espaço vivo de escuta, pertencimento e ação.
A atividade será realizada pela plataforma Zoom.
Grátis.
José Guilherme Magnani é professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU-USP) e a revista eletrônica do NAU, a ponto.urbe e da coleção "Antropologia Hoje" (Nau/Editora Terceiro Nome). É mestre em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), Chile, e doutor em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana.
Mariana Hangai é cientista social formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora associada do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (Lab NAU/USP). Autora do livro “Etnografias Urbanas: quando o campo é a cidade” (2023, Ed. Vozes). Atuou em diversos projetos voltados para o planejamento de instituições culturais, em especial diagnósticos para o fortalecimento de parcerias e da relação desses equipamentos com seus territórios. Atualmente atua como Supervisora de Pesquisa, Conteúdo e Formação dos museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.