Dia Mundial do Meio Ambiente: 14ª Mostra Ecofalante de Cinema | “Para Onde Foram as Andorinhas”

Sobre o Evento
As inscrições serão realizadas de 29 de maio a 5 de junho ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).
No dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer.
O MCI integra a 14ª Mostra Ecofalante de Cinema com a exibição de “Para onde foram as andorinhas”, seguido de bate-papo com Kawakani Mehinako.
Para onde foram as andorinhas
O filme capta de forma sensível e explícita como os povos habitantes do Parque Indígena do Xingu (MT) estão percebendo e sofrendo diariamente os impactos das mudanças climáticas, do uso intenso de agrotóxicos e do desmatamento desenfreado.
Brasil, 2015, 22’
Gênero: documentário, história nacional
Direção: Mari Corrêa
Roteiro: Mari Corrêa e Paulo Junqueira
Co-Produção e Produção Executiva: Instituto Catitu - Aldeia em Cena e Instituto Socioambiental (ISA)
Produção: Fernanda Sindlinger, Kuaywu Kaiabi, Ayakanukala Waura e Katia Yukari Ono
Fotografia: Frederico Lobo, Kamikia Kisêdjê, Mari Corrêa e Kamatxi Ikpeng
Som Direto: Hélio Himaud, Fernanda Sindlinger e Katia Yukari Ono
Edição de Som: Hélio Himaud
Montagem: Mari Corrêa
Cor: colorido
Sobre a Mostra Ecofalante de Cinema
Realizada pela Ecofalante, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 2003 e que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, é o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, realizado anualmente, desde 2012, chegando em 2025 a sua 14ª edição. A partir da Mostra, que é o ponto de partida, ao longo do ano, desenvolvem-se itinerâncias por todo o Brasil, o Programa Ecofalante Universidades, a Mostra Escola, exibições com debates e atividades de formação, democratizando o acesso às obras e levando cultura e informação.
Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
Celebrado em 5 de junho, a data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), na abertura da Conferência de Estocolmo (Suécia), em 1972, tendo os eventos comemorativos liderados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desde sua criação. O dia serve para inspirar mudanças positivas, destacando os desafios ambientais urgentes de nosso tempo, celebrando a ação ambiental e o poder dos governos, empresas e indivíduos para criar um mundo mais sustentável e já se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, com milhões de pessoas de todo o mundo se engajando para proteger o planeta.
Sobre Kawakani Mehinako
Indígena Mehinako, um dos povos do Parque Indígena do Alto Xingu (primeira grande área indígena multiétnica reconhecida e demarcada no país, em 1961), no Norte do Mato Grosso, junto com os povos Aweti, Ikpeng, Kalapalo, Kamaiurá, Kawaiwete, Khisetje, Kuikuro, Matipu, Mehinaki, Nahukuá, Naruvotu, Tapayuna, Trumai, Wauja, Yawalapiti e Yudja. Veio a São Paulo, em 2019, para estudar Odontologia, na Faculdade Anhanguera, visando profissionalizar-se para levar atendimento ao seu povo. Em sua estada na capital paulista, compartilha um pouco de sua cultura e de seus saberes, ministra oficinas e cursos no Instituto Moreira Salles (IMS), Museu de Arte Moderna (MAM), Sesc Pompeia e em diversos outros espaços culturais. Atualmente, faz parte do Núcleo de Transformação e Saberes do Museu das Culturas Indígenas (NUTRAS-MCI), como Mestra de Saberes.
Data: 05/06/2025, quinta-feira
Local: Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar
Horário: das 19h às 20h
Vagas: 30 (trinta)
Entrada: gratuita, mediante inscrição
Classificação: Livre
Informações: (11) 3873-1541
Observações:
- as inscrições serão realizadas de 29 de maio a 5 de junho ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- apenas crianças de colo, com até 24 meses incompletos, não necessitam de inscrição, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
- no dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer;
- para maior comodidade, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência do horário da atividade;
- a entrada/participação de crianças menores de 12 anos só é permitida se acompanhada de um responsável maior 18 anos de idade;
- para conforto e segurança de todos os participantes, não é permitida a entrada com malas, mochilas, dentre outros tipos de bolsas grandes. Pedimos a gentileza de consultar a disponibilidade e utilizar nosso guarda-volumes, localizado no Térreo/Recepção. Bolsas de amamentação ou com medicação são as únicas exceções permitidas.