de 29 à 30 de junho
domingo das 15:00 às 15:30
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita
Atividade presencial e gratuita, sem necessidade de inscrição.
O MCI traz para integrar as comemorações de seu terceiro aniversário a Apresentação do povo Guarani Mbya | Coral Xondaro Mirim Mborai.
Sobre o Coral Xondaro Mirim Mborai
Em português, significa “O canto do pequeno guardião”. É composto por indígenas da etnia Guarani Mbya da Aldeia Boa Vista, de Ubatuba (SP). Por meio do canto, homenageiam seus pajés, suas lideranças, a mata, o rio, o sol, como uma prática de fortalecimento da espiritualidade, da identidade e da resistência, e educam suas crianças sobre a preservação da natureza e as tradições do próprio povo.
Sobre o Povo Guarani
A palavra “Guarani”, em sua própria língua, significa guerreiro. Uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, que tem, como território tradicional, uma ampla região da América do Sul: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro. Sua ampla população se encontra dividida em diversos subgrupos étnicos; sendo os mais significativos, em termos populacionais, os Kaiowá, os Mbya, os Nhandeva, os Avá-guarani, os Guarayo, os Izozeño e os Tapieté. Cada um destes subgrupos apresenta especificidades dialetais, culturais e cosmológicas, diferenciando, assim, sua “forma de ser” Guarani das demais.
Políticas de entrada
gratuita, sem necessidade de inscrição
MCI - Museu das Culturas Indígenas
de 29 à 30 de junho
domingo das 15:00 às 15:30
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento