de 12 à 13 de julho
sábado das 15:00 às 17:00
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita
A Comitiva Pataxó da Aldeia Mãe de Barra Velha traz uma vivência de dança, como uma ferramenta de extrema importância na afirmação e valorização da cultura de seu povo.
A dança é parte integrante de um ritual chamado Awê (ou Heruê), que é uma expressão cultural e religiosa essencial para o povo Pataxó. É uma forma de união espiritual e celebração, envolvendo canto, movimentos, pinturas corporais e outros elementos tradicionais. É uma prática que fortalece os laços entre os membros da comunidade e transmite valores e tradições. Além da dança do Awê, existem outras danças tradicionais, como a da Caçada do Guerreiro, a Corrida com o Tronco e mais, que são realizadas durante eventos específicos, como o Aragwaksã.
Sobre o Povo Pataxó
Vivem em diversas aldeias no extremo sul do Estado da Bahia e norte de Minas Gerais. Há evidências de que a Aldeia Mãe de Barra Velha (situada na costa do litoral, na região de Porto Seguro) existe há quase dois séculos e meio, desde 1767, sendo a primeira e mais antiga aldeia desse povo. Em contato com os não-indígenas desde o século XVI e muitas vezes obrigados a esconder seus costumes, os Pataxó hoje se esforçam para avivar sua língua Patxohã e rituais “dos antigos” como o Awê.
Sobre o Férias na TAVA
Em julho de 2025, o MCI realizará uma série de atividades gratuitas e jogos educativos, brincadeiras indígenas e oficinas, voltadas ao compartilhamento de experiências de famílias plurais. As ações são para visitantes de todas as idades.
Observações:
Políticas de entrada
gratuita, sem necessidade de inscrição
MCI - Museu das Culturas Indígenas
de 12 à 13 de julho
sábado das 15:00 às 17:00
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento