de 7 à 10 de julho
O dia todo
R. Sete de Setembro, 10-53 - Centro, Bauru - SP, 17015-031, Brasil
Entrada Gratuita
Acontece hoje
Libras
Ensaios Sobre Artivismo – do Ventre à Celebração é um projeto de GAL – Grupo de Apoio à Loucura, de São José do Rio Preto, que propõe a realização de um conjunto de ações culturais para fortalecimento da Cultura LGBTQIA+, oferecidas gratuitamente à população de oito municípios pertencentes a diferentes regiões administrativas do Estado de São Paulo.
· Exibição do curta-metragem “O Ventre do Traviarcado”, de Gaia do Brasil;
Seguida de uma roda de discussão, mediada por Gaia do Brasil, com participação de Christina Martins, Murilo Gussi e uma pessoa convidada da cidade que está recebendo a ação;
· Oficina “Ensaios Sobre Artivismo”;
Com apresentação pública de roteiro performativo resultante da oficina.
Murilo Gussi - Murilo Gussi é um multi artista que investiga o hibridismo de linguagens em produções teatrais que abordam temáticas consideradas urgentes como a interseccionalidade e as intolerâncias sociais. Iniciou sua trajetória artística em 2003 e tem em seu currículo mais de 50 espetáculos. Diretor fundador do grupo de teatro e performance GAL em 2010 e desde 2008 realiza oficinas culturais como arte educador em São José do Rio Preto e cidades da região. Criador da MADRE (Mostra de Artes da Diversidade e Resistência) e do Cabaré da MADRE junto da Mostra Cênica Resistências. Recebeu prêmio de ator revelação em 2017 na Mostra Fênix de Linguagens de Tupã com o espetáculo manifesto PUTO! e também o Prêmio Cidadania em Catanduva pelas manifestações realizadas pela comunidade LGBTQIAPN+. Produtor responsável das montagens do NAC -Núcleo de Artes Cênicas do SESI Rio Preto ( 2019 a 2024 ) Núcleo de Dança do SESI Rio Preto (2023) Ribeirão Preto Dança e Teatro em 2023. Produtor do Aniversário da Cidade de São José do Rio Preto em 2023. Coordenador geral do GALeria (2023) , MADRE (2017,2018, e 2019) e Cabaré da MADRE (2021 e 2023).
Gaia do Brasil - Gaia do Brasil é o nome artístico de Drag Queen da multiartista trans Maria Clara Ferré. Nascida em São José do Rio Preto no dia 11/11/1989, a artista trabalha nas artes visuais, audiovisual com atriz, diretora e roteirista, atua na cena teatral,musical e dança. Pós-graduada em dança e consciência corporal pela FMU (2017),a mesma é diretora e produtora de espetáculos como " Dandara" (2018), "Corpo abjeto "(2019) (premiada no danza a deriva america latina) "Experimento: Transmutação 1 (2021). Dirigiu as obras audio visuais " A sétima Trombeta" (2021), Documentário" Operação Tarântula " (2021) e " O ventre do Traviarcado" (2024) (obra que garantiu o troféu São José Risonho no festival internacional de teatro FIT Rio Preto 2024).Gaia também assinou o visagismo do espetáculo "Tudo a fazer"(2022) da Cia azul celeste pela direção de Georgete Fadel , Psicorange tour colab (2020) e " Boi Material" (2024) da Cia Cênica. A mesma foi cocriadora do festival Pajubá (2021). Atuou nos seriados: Caravana das Drags ( Queens on the run) ( 2023) pelo prime vídeo, "mashup a brasileira" ( 2024 , pela Ancine e Producing Partners e TV Brasil) , segunda temporada de " Transparencias" ( Gada ,2022), participação na web série Vindo (Jeff Telles , 2023) e foi Produtora de Elenco da série Born To Fashion 2 temporada do canal E! ENTERTAINMENT (2024). Gaia foi a primeira conselheira da cultura LGBTQIAPN+ de São José do Rio Preto, já ministrou palestras e formativas por todo o Brasil, é Cocriadora do coletivo transmutação (2018 e atuante) e diretora da produtora audiovisual Gaia do Brasil Produções.
Christina Ayaba Martins - Christina Martins é Travesti não-binárie, atriz e performer. Atua nas companhias Cênica, Cia Beradeiro e G.A.L. - Grupo de Apoio à Loucura, entre outras participações em companhias parceiras. Foi convidada para a curadoria do "Festival Toca Da Arara" de Araraquara. Participou de diversas edições da Mostra Cenica Resistências, Madre - Mostra de Artes da Diversidade e Resistência, nas funções: produção, organização e artista convidada. Seus mais recentes trabalhos são "Memórias Vivas" com grupo Quinta essência, "Gente" sob direção de Marcelo Romagnoli, "Quero ser Bitita" com direção de Fabiano Amigucci e Flávio Rodrigues, "Virado à Paulista" com direção de Fagner Rodrigues., montagens do grupo Cênica, "Vereda da Salvação" da Cia. Beradeiro e direção de Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues "Cabaré existência" Da Gal- grupo de apoio à loucura e direção de Murilo Gussi. Ainda em montagem "Boi Material" com direção de Pedro Kosovsk. No cinema, foi protagonista do curta metragem "Guiné" de São Paulo, tendo o curta apresentado em mostras nacionais e internacionais, como o Ribacine Festival de Cinema do Rio de Janeiro, Curta Suzano entre outros. E no exterior, Argentina, Paraguay, EUA, Bolívia, Índia e no festival Paris Cinema Wards. Foi atriz do longa-metragem "João da Mata" sob a direção de Ramiro Rodrigues. E estará em cena no curta-metragem "O Ventre do Traviarcado" direção de Gaia do Brasil.
de 7 à 10 de julho
O dia todo
R. Sete de Setembro, 10-53 - Centro, Bauru - SP, 17015-031, Brasil
Entrada Gratuita
Acontece hoje
Produtora do Evento
Apoiado por: