Recital Amor et Dolor: O Canto Barroco de Caccini e Strozzi

Local acessível para cadeirantes.
Sobre o Evento
O recital Amor et Dolor: O Canto Barroco de Caccini e Strozzi acontece no dia 18 de julho, às 20h, na Unibes Cultural. O repertório será executado por Aymeé Wentz (soprano), Ivy Szot (mezzo soprano), Alexandre Ribeiro (teorba) e Bruno Inácio (alaúde), que se unem para explorar as conexões e contrastes entre as canções de amor do período Barroco, criando uma experiência que transita do sofrimento para as delícias do amor humano, com peças musicais que enfocam a obra de Barbara Strozzi (1619-1677), Francesca Caccini (1587-1641) e Giulio Caccini (1551-1618).
O recital resgata o legado de compositoras esquecidas pelo cânone clássico, vindo ao encontro da crescente visibilidade das mulheres na música erudita e na cultura em geral. Barbara Strozzi e Francesca Caccini foram figuras notáveis no século XVII, desafiando normas sociais e deixando obras expressivas. Suas histórias dialogam diretamente com pautas feministas atuais e a revalorização de vozes femininas na história da arte.
O programa permite uma ponte entre as emoções humanas do passado e os dilemas atuais — luto, solidão, paixão, melancolia —, tornando o Barroco profundamente relevante hoje.
Repertório:
Soneto Proemio dell’opera (Barbara Strozzi)
Sospira Respira (Barbara Strozzi)
Amarilli, mia bella (Giulio Caccini)
Amor io parto (Giulio Caccini)
Que si può fare (Barbara Strozzi)
I baci (Barbara Strozzi)
Dal pianto degli amanti (Barbara Strozzi)
Lasciatemi qui solo (Francesca Caccini)
Begli Occhi (Barbara Strozzi)
Godere e Tacere (Barbara Strozzi)
Participantes:
Aymeé Wentz – soprano
Ivy Szot – mezzo soprano
Alexandre Ribeiro – teorba
Bruno Inácio – alaúde