Contação de Histórias MCI - A história da Urukure’a

Sobre o Evento
As inscrições serão realizadas de 12 a 19 de julho ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).
No dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer.
O Programa de Contação de Histórias MCI traz Urukure’a (“coruja”, em Guarani). Figura importante da cosmologia do povo Guarani Mbya, a coruja é vista como mensageira de Nhanderu e está presente na tradição oral por meio de cantos, rezas e danças. Urukure’a representa a noite, a comunicação entre mundos e sabedoria espiritual, faz parte do conjunto de conhecimentos transmitidos pelos mais velhos.
Sobre o Povo Guarani
É uma das mais representativas etnias indígenas das Américas, que ultrapassa fronteiras coloniais: Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro. Sua ampla população encontra-se dividida em diversos subgrupos étnicos; em São Paulo destacam-se os Mbya e Nhandewa. Cada um deles tem sua própria cultura, cosmologia e dialeto, mostrando a variedade da “forma de ser” Guarani.
Sobre o Programa de Contação de Histórias MCI
Criado em 2024, é um programa mensal para crianças e suas famílias com foco nos saberes dos povos originários e na possibilidade de experiências de interação e compreensão da diferença. Promove a valorização da pluralidade de vozes e vivências, a partir do compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, estar e cuidar do mundo pela perspectiva de diferentes povos indígenas.
Em seu primeiro ano de realização, Lilly Baniwa, Luã Apyká, Natan Kuparaka, Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo, Kuenan Tikuna, Djagwa Ka’agwy Kara’i Tukumbó, Cristino Wapichana, Énh xym Akroá Gamella, Coletivo Kanewí (Júlia Maynã e Awassury Fulkaxó), Sônia Ara Mirim e Natalício Karaí de Souza, Tserenhõ’õ Tseredzawê e Xipu Puri e Abi Poty trouxeram suas histórias.
Acompanhe o calendário deste ano: 16 de agosto, 20 de setembro, 30 de outubro, 15 de novembro e 20 de dezembro.
Data: 19/07/2025, sábado
Local: Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar
Horário: das 11h às 12h
Vagas: 30 (trinta)
Entrada: gratuita, mediante inscrição
Classificação: Livre
Informações: (11) 3873-1541
Observações:
- as inscrições serão realizadas de 12 a 19 de julho ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- apenas crianças de colo, com até 24 meses incompletos, não necessitam de inscrição, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
- no dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer;
- para maior comodidade, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência do horário da atividade;
- a entrada/participação de crianças menores de 12 anos só é permitida se acompanhada de um responsável maior 18 anos de idade;
- para conforto e segurança de todos os participantes, não é permitida a entrada com malas, mochilas, dentre outros tipos de bolsas grandes. Pedimos a gentileza de consultar a disponibilidade e utilizar nosso guarda-volumes, localizado no Térreo/Recepção. Bolsas de amamentação ou com medicação são as únicas exceções permitidas.