Deserto

Áudio Descrição
Libras
Sobre o Evento
Com direção e dramaturgia de Luiz Felipe Reis e atuação de Renato Livera, DESERTO estreou em maio de 2024 no Teatro Futuros (RJ) e rapidamente se destacou como um dos espetáculos mais reconhecidos da cena teatral brasileira. Foi indicado ao Prêmio APTR (direção, dramaturgia e atuação) e ao 35º Prêmio Shell de Teatro (Melhor Ator).
Pela primeira vez no Brasil, a obra de Roberto Bolaño (1953-2003) ganha vida nos palcos, a partir de fragmentos de livros, entrevistas e memórias do autor chileno, considerado um dos maiores escritores latino-americanos do século XXI. Livera incorpora Bolaño, emprestando corpo e voz a trechos de obras como A universidade desconhecida, 2666, O gaúcho insofrível, Entre parêntesis e Bolaño por si mesmo. Fruto de uma extensa pesquisa, DESERTO costura poemas, contos, crônicas, palestras e entrevistas, revelando as inquietações existenciais e artísticas de Bolaño é especialmente nos seus últimos anos, quando, já doente, se dedicava intensamente à criação. A dramaturgia do espetáculo não reconstitui sua biografia de modo linear, mas traça um percurso simbólico, poético e fragmentado por sua memória e escrita.
A peça se debruça sobre a jornada do poeta: um homem em trânsito, nascido no Chile, que passa pelo México e fixa-se na Espanha, uma travessia marcada por deslocamentos, exílio, desamparo, e pela recusa às normas do sistema. DESERTO celebra a coragem de Bolaño e afirma a poesia como forma de vida fértil e insurgente, capaz de resistir à lógica destrutiva do capitalismo neoliberal.
Como afirma Luiz Felipe Reis, a obra é também um chamado: “Precisamos vitalizar o que parece desertificado, cultivar vida nos desertos e ruínas do capitalismo tardio.” Afinal, como escreveu Bolaño: “Bem-vindo ao deserto, o lugar onde nascem os poemas.”
Datas e horários
18/07 a 17/08 - sexta à domingo
Sextas e sábados as 20h
Domingos às 18h
Sessão gratuita para pessoas a partir de 60 anos.
Dia 15/08, sexta-feira, às 15h.
A retirada dos ingressos tem início a partir do dia 10/07, quinta-feira, às 17h. Exclusivamente nas bilheterias do Sesc SP.
Sessões com acessibilidade:
Nos dias 25, 26 e 27/07 – 01, 02, 03, 08, 09, 10, 15, 16 e 17/08 (Todas as sessões exceto no final de semana da estreia)
Recursos: Interpretação em Libras, Audiodescrição e Vivência Tátil