Jornada do Patrimônio - “Tempo em sentidos”: experiência sensorial pela Trilha do Pau-Brasil

Sobre o Evento
As inscrições serão realizadas exclusivamente de 8 a 15 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro). A confirmação para participação será realizada no dia 15 de agosto, mediante envio de aviso para o e-mail cadastrado na inscrição.
No dia de realização da atividade, NÃO serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria.
O ponto de encontro do grupo será às 09h45 no Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca). A atividade será realizada na Trilha Pau-Brasil, dentro do Parque da Água Branca.
Em parceria com o Parque da Água Branca, o MCI propõe uma experiência sensorial na Mata Atlântica, a partir da ótica do patrimônio material (um bioma que sustenta todo um ecossistema) e imaterial (como berço de culturas e modos de vida de povos indígenas). Por meio da conexão com as exposições e a natureza, a atividade será mediada por Sônia Ara Mirim e pela equipe educativa do Parque da Água Branca. Com início no MCI, a caminhada segue para a Trilha do Pau-Brasil.
Sobre Sônia Ara Mirim
De origem Xucuru-Cariri, é moradora da Terra Indígena Guarani Mbya e Guarani Ñandeva do Jaraguá, em São Paulo, ativista em coletivos e movimentos sociais de mulheres e povos indígenas pelo direito à terra. Fez parte dos elencos dos filmes “Avaxi Para’i” (2017), “TAVA: O Caminho da Sabedoria e das Belas Palavras” (2023), “Anhangabaú” (2023) e “Fora do Lugar” (2023) – neste último, além de atuar, compartilhou a direção com Maria Ara Poty. É uma das curadoras das exposições “Hendu Porã’rã, escutar com o corpo” e “Nhe’ẽ ry: onde os espíritos se banham” e Mestra de Saberes no Museu das Culturas Indígenas.
Sobre a Trilha do Pau-Brasil
Dentro do Parque da Água Branca, com cerca de 500 metros de extensão, o percurso tem um perfil altitudinal de 76 a 100 metros, e pode ser percorrida em até 30 minutos; a dificuldade é considerada FÁCIL. A trilha integra o Guia de Áreas Protegidas da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil-SP).
Sobre o Parque da Água Branca
O Parque da Água Branca é um verdadeiro refúgio verde no coração da cidade de São Paulo. Inaugurado em 1929 como sede da diretoria de indústria animal, o parque atualmente combina áreas de lazer, cultura, educação ambiental e principalmente, contato com a natureza. Entre seus maiores tesouros estão as árvores da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. Lá, é possível encontrar espécies nativas como o jequitibá-rosa, pau-ferro, ipê-amarelo, pau-brasil, paineira entre outras. O Parque da Água Branca é um convite para desacelerar, respirar fundo e se reconectar com o que a natureza ainda oferece em meio à cidade.
Sobre a Jornada do Patrimônio
Criada em 2015, foi instituída pela Lei Municipal nº 16546/2016 e tem como objetivo a valorização do patrimônio cultural do Município de São Paulo. Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através do seu Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e da Coordenadoria de Programação Cultural (CPC), acontece em diferentes regiões e envolve espaços públicos e privados, por meio de diversas ações que contribuem para a sensibilização e apropriação do tema pela população.
Sua 11ª edição, realizada em 2025, com o tema “Tempo em sentidos”, abordará a relação entre tempo, memória e sentidos, destacando como a vivência sensorial do patrimônio pode transformar nossa compreensão da cidade. Serão exploradas conexões entre os sentidos e as lembranças, a relação entre aspectos tangíveis e intangíveis do patrimônio e a inclusão como parte fundamental das nossas vivências.
Data: 16/08/2025, sábado
Ponto de Encontro: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca), às 09h45
Local: Parque da Água Branca | Trilha do Pau-Brasil
Horário: das 10h às 12h
Vagas: 30 (trinta)
Entrada: gratuita, mediante inscrição antecipada
Classificação: Livre
Informações: (11) 3873-1541
Observações:
- as inscrições serão realizadas de 8 a 15 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- a confirmação para participação será realizada no dia 15 de agosto, mediante envio de aviso para o e-mail cadastrado na inscrição;
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- apenas crianças de colo, com até 24 meses incompletos, não necessitam de inscrição, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
- no dia de realização da atividade, NÃO serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria;
- o ponto de encontro do grupo será às 09h45 no Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca);
- para maior comodidade, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência do horário da atividade;
- a atividade será realizada na Trilha do Pau-Brasil, dentro do Parque da Água Branca;
- a participação de crianças menores de 12 anos só é permitida se acompanhada de um responsável maior 18 anos de idade;
- para segurança de todos os participantes, aconselha-se o uso de calçados e roupas leves e confortáveis e, também, repelente;
- em caso de chuva, a atividade será realizada em espaço fechado dentro do Parque (a definir).