Circuito Clandestino Jaraguá é Guarani 2025 | 10 Anos - Narrativas da Demarcação

Sobre o Evento
As inscrições serão realizadas de 16 a 23 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).
No dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer.
O Museu das Culturas Indígenas recebe, pela 6ª Etapa do Circuito Clandestino Jaraguá é Guarani 2025 | 10 Anos, Araju Ara Poty, do povo Guarani Mbya da Terra Indígena Jaraguá, para um bate-papo sobre a história de luta da comunidade pela demarcação de terras das aldeias no bairro Jaraguá.
Sobre Araju Ara Poty
Mãe de quatro filhos, artesã, palestrante sobre os diversos eixos da cultura tradicional do seu povo, Guarani Mbya. Liderança junto aos movimentos na causa pela manutenção e conquistas dos direitos constitucionais, articuladora de projetos pelo fortalecimento cultural na transmissão de saberes. Atualmente, é cacica da Tekoa Ytu, onde nasceu de família tradicional e segue os passos da primeira cacica Guarani Jandira Augusta Venício Kerexu, na permanência do nhandereko tradicional, mesmo com tantas dificuldades pelo avanço do mundo contemporâneo.
Sobre o Circuito Clandestino Jaraguá é Guarani 2025 | 10 Anos
Evento realizado pelo coletivo Salve Kebrada, apoiado pelo Coletivo Ocupa Pinheirinho e E.C.L. Fofão Rock’n Bar e patrocinado pelo Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Em 2025, comemora uma década de atuações no território Noroeste da cidade de São Paulo, proporcionando diversas atividades em diferentes eixos culturais sob a temática “Jaraguá é Guarani” e abordando questões relacionadas à cultura e luta do povo Guarani Mbya, da Terra Indígena Jaraguá.
Nesta edição, realizada de 3 a 31 de agosto, serão seis etapas distribuídas pelo Espaço Cultural Jardim Damasceno, E.C.L. Fofão Rock’n Bar, Museu das Culturas Indígenas, Casarão Arte Livre e Parque Pinheirinho D’água. Entre as atividades, rodas de conversas, sarau, exibições de filmes, shows, exposição fotográfica, venda de artesanato Guarani e muito mais.
Sobre o Coletivo Salve Kebrada
Fundado em 2016, tem por objetivo resgatar a história do bairro Jaraguá e arredores da periferia da Zona Noroeste de São Paulo. Por meio do mapeamento que realiza através de entrevistas, vídeos e outros registros audiovisuais, traz as lutas sociais, culturais e artísticas, muita solidariedade, mutirão, futebol de várzea e churrasco na laje.
Data: 23/08/2025, sábado
Local: Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar
Horário: das 15h às 17h
Vagas: 30 (trinta)
Entrada: gratuita, mediante inscrição
Classificação: Livre
Informações: (11) 3873-1541
Observações:
- as inscrições serão realizadas de 16 a 23 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- apenas crianças de colo, com até 24 meses incompletos, não necessitam de inscrição, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
- no dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer;
- para maior comodidade, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência do horário da atividade;
- a participação de crianças menores de 12 anos só é permitida se acompanhada de um responsável maior 18 anos de idade;
- para conforto e segurança de todos os participantes, não é permitida a entrada com malas, mochilas, dentre outros tipos de bolsas grandes. Pedimos a gentileza de consultar a disponibilidade e utilizar nosso guarda-volumes, localizado no Térreo/Recepção. Bolsas de amamentação ou com medicação são as únicas exceções permitidas.