I Encontro de Educação Museal na Perspectiva Indígena

Sobre o Evento
As inscrições serão realizadas, conforme fluxo do SISEM-SP, de 4 a 10 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro). A confirmação para participação será realizada no dia 11 de agosto, mediante envio de aviso para o e-mail cadastrado na inscrição.
Voltado a profissionais de educação museal e demais interessados de outras instituições culturais, o encontro, que integra o Programa Conexões Museus (PCM), propõe a discussão e o compartilhamento de procedimentos de mediação cultural e educativa com foco na interação entre público e patrimônio sob as perspectivas indígenas, afim de aprimorar a atuação educacional entre profissionais de museus, que deve ser pautada no diálogo entre saberes. O encontro contará com a presença das equipes educativas do Museu Akãm Orãm Krenak, do Museu das Culturas Indígenas e do Museu Índia Vanuíre.
Sobre o Museu Akãm Orãm Krenak
Idealizado por guerreiros Krenak há mais de 30 anos, surgiu como espaço de revitalização da cultura, dos costumes e para fortalecimento da produção de artefatos e artesanatos entre o próprio povo. Com o decorrer do tempo, tornou-se espaço de visitação para não-indígenas e, atualmente, tem como objetivo a pesquisa, a preservação e a difusão da cultura Krenak. Seu acervo conta com itens históricos, fotografias e animais taxidermizados, além de recursos multimidia. Localizado na Terra Indígena Vanuíre, em Arco-Íris (SP).
Sobre o Museu das Culturas Indígenas (MCI)
Inaugurado em 2022, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP), administrada pela Organização Social de Cultura Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Instituto Maracá, a partir de uma proposta inovadora de gestão compartilhada com protagonismo do Conselho Indígena Aty Mirim.
Sobre o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (MIV)
Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP), administrada pela pela Organização Social de Cultura Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). Criado em 1966, no contexto de implantação da rede dos Museus Históricos e Pedagógicos do Estado de São Paulo.
Sobre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP)
Ligado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP), suas atividades são realizadas por um Grupo Técnico de Coordenação (GTC) que desenvolve políticas públicas para área museológica no Estado de São Paulo e qualifica e fortalece os museus para proteção, pesquisa e divulgação do patrimônio cultural. O SISEM-SP também realiza parcerias focadas em responsabilidades compartilhadas, com ações em todo o Estado de São Paulo, baseadas nas necessidades de cada região.
Sobre o Programa Conexões Museus (PCM)
Iniciativa do SISEM-SP que visa fortalecer o setor museológico do estado através de ações de formação, integração, intercâmbio de experiências, apoio técnico e valorização do patrimônio museal.
Data: 14/08/2025, quinta-feira
Local: Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar
Horário: das 14h às 18h
Público-alvo: profissionais de educação museal e demais interessados de outras instituições culturais
Vagas: 30 (trinta)
Entrada: gratuita, mediante inscrição
Classificação: 18 anos
Informações: educativo1@museudasculturasindigenas.org.br
Observações:
- as inscrições serão realizadas, conforme fluxo do SISEM-SP, de 4 a 10 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- será priorizada a participação de até 3 (três) pessoas de cada museu ou instituição cultural, respeitada a ordem de inscrição;
- a confirmação para participação será realizada no dia 11 de agosto, mediante envio de aviso para o e-mail cadastrado na inscrição;
- para maior comodidade, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência do horário da atividade;
- para conforto e segurança de todos os participantes, não é permitida a entrada com malas, mochilas, dentre outros tipos de bolsas grandes. Pedimos a gentileza de consultar a disponibilidade e utilizar nosso guarda-volumes, localizado no Térreo/Recepção. Bolsas de amamentação ou com medicação são as únicas exceções permitidas.