Encontro com Educadores: as Infâncias na Cultura do Povo Iny e Mehinako

Sobre o Evento
As inscrições serão realizadas de 14 a 21 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).
No dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer.
O Encontro com Educadores do mês de agosto trará a oportunidade de diálogo com Yriwana Teluira e Kawakani Mehinako, Mestres de Saberes do MCI, com mediação de Paula Guajajara. Serão compartilhadas experiências, olhares e modos de se relacionar pertinentes a infância e ao viver das crianças do povo Mehinako e Iny (conhecido por outros povos como “Karajá”). As brincadeiras, o papel social, os jeitos de aprender, de pertencer e as responsabilidades das crianças de seus povos podem nos ajudar a refletir sobre os modelos de infância que temos e que queremos.
Sobre o Encontro com Educadores: Temáticas indígenas na Educação
Com início em 2022, a ação compõe o Programa de Formação de Professores, elaborado pelo Núcleo de Transformação e Saberes (NUTRAS). O MCI oferece oficinas e atividades para formação continuada de educadores, voltadas à abordagem das histórias e culturas indígenas em escolas ou demais espaços, em consonância com a Lei nº 11.645/2008. Os encontros são abertos também para a participação de educadores não formais e que trabalham com públicos diversos. As atividades são conduzidas por Mestres de Saberes, educadores indígenas do MCI.
Há emissão de certificado de participação, com carga horária de 2h.
Sobre Kawakani Mehinako
Veio morar em São Paulo para estudar odontologia e foi estagiária no MCI. Conta histórias, ensina cantos e danças de seu povo, faz pinturas corporais, traz saberes da educação, dos sonhos, dos rituais, do uka uka - luta das mulheres xinguanas e do yamurikumã. Trabalhou na biblioteca da exposição Xingu do Instituto Moreira Salles, já ministrou diversas oficinas no SESC e é mestra de saberes no museu desde setembro de 2023.
Sobre Yriwana Teluira
Indígena da etnia Iny Mahãdu (povo do rio), nascido na Aldeia Hãwalò, na Ilha do Bananal (maior ilha fluvial do planeta), banhada pelo rio Araguaia, na divisa do Tocantins com o estado de Mato Grosso. Tem profunda conexão com os grafismos, brincadeiras e cantos de seu povo. Atualmente, vivendo em contexto urbano no município de São Paulo, faz parte da equipe do Núcleo de Transformação e Saberes do Museu das Culturas Indígenas (NUTRAS-MCI) como Mestre dos Saberes.
Sobre Paula Guajajara
Nascida da Terra Indígena Cana Brava, pertence ao Povo Tenetehara (gente verdadeira), do ramo Guajajara, que vive no Maranhão. É graduanda em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); e possui formação como Técnica em Administração, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Atualmente, atua como estagiária no Núcleo de Transformação e Saberes do Museu das Culturas Indígenas (NUTRAS-MCI), é bolsista pelo Programa Unificado de Bolsas, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (PUB-MAE-USP) e membra da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), representando o Bioma Cerrado.
Data: 21/08/2025, quinta-feira
Local: Museu das Culturas Indígenas | 7º Andar
Horário: das 18h às 20h
Público-alvo: educadores e profissionais da educação
Vagas: 30 (trinta)
Entrada: gratuita, mediante inscrição
Classificação: 18 anos
Informações: (11) 3873-1541
Observações:
- as inscrições serão realizadas de 14 a 21 de agosto ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- no dia de realização da atividade, serão disponibilizados ingressos presenciais na bilheteria, a fim de preencher eventuais vagas de quem se inscrever previamente e não comparecer;
- para maior comodidade, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência do horário da atividade;
- para conforto e segurança de todos os participantes, não é permitida a entrada com malas, mochilas, dentre outros tipos de bolsas grandes. Pedimos a gentileza de consultar a disponibilidade e utilizar nosso guarda-volumes, localizado no Térreo/Recepção. Bolsas de amamentação ou com medicação são as únicas exceções permitidas.