Conversa e dança: Independências Latino-americanas

Sobre o Evento
com professor Rodrigo Basílio e Fraternidade Caporales Mi Viejo
Conectando passado e futuro, a roda de conversa visará compreender as diferentes histórias de independência dos países latino-americanos, trazendo potencialidades, contradições, pluralidades e apagamentos desses processos, e discutindo o protagonismo de diversos sujeitos sociais. Navegando entre a história e a memória, também serão abordadas as conexões dessas histórias com o Brasil, bem como o fato de o país perceber-se alheio à América Latina.
Ao fim, com uma apresentação musical típica da Bolívia, a Fraternidade Caporales Mi Viejo convidará o público a dançar. A atividade celebrará os 200 anos da independência boliviana (comemorado em 06 de agosto). Fraternidade da comunidade boliviana em São Paulo, a Caporales Mi Viejo existe desde 2016, como filial da original de Cochabamba, Bolívia. Com sede no Centro Esportivo Tietê, no Bom Retiro, é liderada por Luis Rojas, que conta com 20 anos de experiência em danças folclóricas bolivianas.
A atividade ocorrerá após o término de apresentação musical do projeto Centro em Concerto 2025, com o pianista boliviano Sergio Escalera.
A roda de conversa será ministrada por Rodrigo Basílio, historiador, mestre em História Social pela FFLCH-USP e doutorando em História da Educação. Atuou na educação básica na Prefeitura de São Paulo e cursinhos pré-vestibulares. Atualmente, professor da Escola de Aplicação da USP. Trabalha com divulgação científica no canal do Youtube "Prof. Basílio Historiando", e também no Canal Futura, com vídeo aulas gratuitas.