Cinema na Estação: "O Cangaceiro", de Lima Barreto

Sobre o Evento
O cangaceiro, de Lima Barreto, foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo. Ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes, sucesso esse que levou a película para mais de 80 países — só na França, ficou em cartaz por cinco anos.
Baseado na história de Lampião, O cangaceiro ganhará exibição analógica na Estação Motiva Cultural e uma exposição de itens originais do filme — no dia 16, haverá uma roda de conversa sobre a produção. As sessões são uma parceria da Estação Motiva Cultural com o Soberano, espaço que é um misto de bar, museu e cinema localizado na Rua do Triunfo, no bairro de Santa Ifigênia, a 700 metros do Conjunto Cultural Júlio Prestes.
O Soberano
A história do Soberano “original” se confunde com a da produção cinematográfica da Boca do Lixo. Considerada a “Hollywood Brasileira”, a Boca do Lixo flertou com o cinema marginal nos anos 1960 para então abraçar a pornochanchada na década de 1970, quando chegou a produzir cerca de 60 dos 90 filmes realizados por ano no Brasil. O “novo” Soberano foi aberto em 2024 como bar, cinema e museu pelo cineasta Marcelo Colaiácovo e pela jornalista e produtora Renata Forato, um tributo à história da região.