As imagens no espaço: ler e ver os capitéis historiados medievais

Sobre o Evento
MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema
Ementa:
Os capitéis são estruturas fundamentais na organização do espaço arquitetônico das igrejas medievais. Os capitéis historiados, em especial, atraem o nosso olhar e provocam a nossa curiosidade da mesma maneira como faziam com os homens e mulheres medievais quando adentravam o espaço eclesial, esse lugar explodindo em imagens das mais diversas naturezas e funções. Esses capitéis cumprem, para além dos objetivos arquitetônicos mais objetivos de sustentação combinam a ornamentação, a distribuição das imagens e o ritmo e o significado do deslocamento das pessoas no espaço.
Mas como compreendê-los em toda a sua riqueza? Como “decodificá-los”? Como começar a perceber as suas funções no diálogo com o visitante e com a própria igreja-edifício como um todo? Os capitéis são também o que chamamos de “imagens-lugares” em sua materialidade muito particular.
Neste curso abordaremos alguns conceitos importantes para avançarmos em seguida na análise de interessantes casos concretos.
Programação:
5 de novembro de 2025
aula 1 - A espacialização do sagrado – o dentro e o fora da igreja
12 de novembro de 2025
aula 2 - O humano, o animal e o vegetal na ornamentação dos capitéis
19 de novembro de 2025
aula 3 - O símbolo, o monstruoso e suas críticas
26 de novembro de 2025
aula 4 - Estudo de caso: Saint-Pierre de Mozat
Prof. João Gomes é bacharel em História (PUC-SP) e mestre em História Social (Unesp). Passou um período de pouco mais quatro anos de pesquisas em História Medieval na França junto à l’Université de Paris-I La Sorbonne e da École Pratique des Hautes Études. Foi professor substituto na disciplina de História Medieval I na Unesp-Franca, professor especialista visitante na Unicamp onde tratou da “arqueologia histórica da multidão na Idade Média”. Ministrou cursos na PUC-SP, no CPF-SESC-SP (Centro de Pesquisa e Formação), na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) na Tapera Taperá, na Casa Tombada, no espaço Lux, na La Matrioska-uma escola de luta, no Razão Inadequada, no Atelier Paulista entre outros, onde tratou de temas como o da imagem impossível da multidão e de outros relativos aos desenvolvimentos teóricos atuais para a compreensão das imagens medievais. É tradutor de Maurice Blanchot, Georges Bataille, Albert Camus, Jérôme Baschet e Michael Löwy. Possui publicações acadêmicas em periódicos e obras coletivas no Brasil e na França
Período: 05, 12, 19 e 26 de novembro de 2025
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 215,00
Carga horária: 08 h
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223
CERTIFICADO ENVIADO POR E-MAIL
As aulas serão ministradas online na plataforma Teams.