Roteiro para filmes de autoficção

Sobre o Evento
Curso teórico e prático sobre a criação de roteiros a partir da história de vida do próprio roteirista.
Muitas histórias são criadas a partir da própria experiência de vida do diretor do filme ou do criador da série. Qual o limite entre realidade e ficção? Como selecionar os fatos mais pertinentes de sua vida? Como criar um tipo cômico e se autoanalisar a partir dele? Como se distanciar de sua história? Sua vida é um drama ou uma comédia? Como, mesmo em histórias não explicitamente autobiográficas, a sua história de vida ajuda a construir a narrativa? Essas questões serão abordadas ao longo dos encontros.
Aula 1 | História da autobiografia em cinema
Exercício usando técnicas de narrativa.
Aula 2 | Estrutura para narrar biografias
Análise de biografias de grandes personagens, nos filmes “Silvio” e “Jobs”. Exercício de apresentação.
Aula 3 | Gênero dramático em autobiografia
Diferenças entre drama e comédia. Análise de séries de comédia que trabalham com a autobiografia: “Seinfeld”, “Louie” e outras. Filmes sobre a infância. Exercício prático.
Aula 4 | Fabular a vida
História de vida e imaginário: como o imaginário pode entrar em sua autobiografia. História de vida e seus sonhos: como os sonhos podem dizer algo sobre sua própria história. Análise de autores que trabalham com autobiografia de forma mais fabulada: Woody Allen e Alejandro Jodorowsky. Exercício de fabulação da própria vida.
Aula 5 | Como inventar a própria mãe
Relações familiares. O mapa de personagens do sistema familiar. O que você traz da família e como superar isso? Relação com técnicas terapêuticas como psicodrama e constelação familiar. Análise de como Paulo Gustavo representa sua mãe. Como Gui Souza representa a sua mãe em animações de twitter. E como e Newton Cannito representa sua mãe nos filmes “Saude S.A.”, “Utopia Brasil” e “Magal e os formigas”. Exercício de inventar a própria mãe ou pai.
Aula 6 | Argumento e pitching de roteiro
Como selecionar os fatos do enredo? Quais questões abordar? Qual ponto de vista e foco narrativo construir em sua história? Qual o gênero dramático? Preparação para pitching de sua história.
Aula 7 e 8 | Pitching das histórias
SOBRE O PROFESSOR: Newton Cannito é formado em cinema e doutorando pela ECA-USP. O diretor e roteirista ficou conhecido com o filme “Quanto vale ou é por quilo?” (2005), de Sergio Bianchi. É autor do “Manual de roteiro”, lançado pela Editora Conrad em 2004, e representante dos roteiristas no Conselho da Secretaria do Audiovisual. Para a televisão, fez o roteiro da temporada de 2004 da série “Cidade dos homens”, idealizou e roteirizou a série “9mm: São Paulo” (2008), além de dirigir os premiados documentários “Violência S.A.” (2005) e “Jesus no Mundo Maravilha” (2007), faturando os prêmios de Doctv e o DocTV Ibero América, respectivamente.