Sangue e alta-costura: os figurinos de Eiko Ishioka em "Drácula de Bram Stoker"

Sobre o Evento
O curso propõe uma imersão profunda no universo do design de figurinos cinematográficos, com foco na obra-prima de Francis Ford Coppola, "Drácula de Bram Stoker". Por meio da análise detalhada dos figurinos criados pela renomada designer japonesa Eiko Ishioka, o aluno poderá explorar a interseção entre moda, história e cinema. Serão desvendados os segredos por trás da criação de cada traje, compreendendo as referências culturais, os símbolos e as técnicas utilizadas para transformar personagens em ícones cinematográficos.
Aula 1 | Eiko Ishioka
Apresentação da trajetória e do estilo único de Eiko Ishioka. A filosofia da designer: a roupa como elemento narrativo e artístico. Análise de suas influências: cultura japonesa, arte ocidental e movimentos artísticos. A importância da pesquisa e da experimentação em seu processo criativo.
Aula 2 | A colaboração com Francis Ford Coppola
A visão de Coppola para o filme: um olhar sobre o gótico e o simbolismo. Diretor e designer: como a colaboração entre Coppola e Ishioka moldou um universo visual. A construção da atmosfera gótica por meio dos figurinos. A utilização de cores, texturas e materiais para criar uma experiência sensorial única.
Aula 3 | Desvendando os segredos dos figurinos
Drácula: a evolução do personagem por meio dos figurinos. Mina Harker: a dualidade da personagem e a simbologia das cores. Lucy Westenra: a representação da sensualidade, do horror e do sobrenatural. Outros personagens: análise de figurinos secundários e seu papel na narrativa.
Aula 4 | O legado de Eiko Ishioka e o futuro do design de figurinos
O impacto de "Drácula de Bram Stoker" na carreira de Ishioka. A influência de seu trabalho em outros filmes e designers. A importância do design de figurinos na construção de narrativas cinematográficas. Tendências atuais nas representações contemporâneas do vampiro no cinema e o legado de Ishioka.
SOBRE O PROFESSOR: Beto Cavalcante é um historiador da arte e designer gráfico, graduado pela Universidade Paulista (UNIP) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É mestrando em história da arte. Sua pesquisa sobre a estética dos vampiros no cinema, onde ele aborda o figurino de Drácula e o imaginário da antropofagia de entidades vampíricas indígenas, lhe rendeu dois prêmios internacionais no Congresso Internacional de Drácula, na Romênia: o Prêmio de Pesquisa Original e o Prêmio de Melhor Pesquisa.
01, 02, 08 e 09 de outubro, quartas e quintas, das 19h às 21h