De uma tela para outra: história da arte como história do cinema

Sobre o Evento
O curso reflete sobre o cinema enquanto invenção da modernidade e sua evolução paralela e influenciada pelas vanguardas históricas na arte do início do século 20, enquanto diretores procuravam desenvolver uma linguagem original para esse novo meio de comunicação voltando-se para as rupturas visuais de movimentos como o impressionismo, o expressionismo, o dadaísmo, o surrealismo etc. Pretende-se contextualizar histórica e esteticamente tais movimentos nas artes e como filmes produzidos nas primeiras três décadas do século dialogam com as transformações estilísticas, filosóficas e ideológicas do período. Serão abordados aspectos da filosofia da arte, da psicanálise, da psicologia analítica e da história social para dar base teórica às discussões.
Aula 1 | Da caverna de Lascaux à caverna de Platão: como a ideia de projeção e imaginação permeia a ontologia da imagem em movimento. As narrativas visuais ao longo da história da arte. Caravaggio, um protocineasta. A crise da arte na era da fotografia. O surgimento da imaginação ativa no cinema do final do século 19.
Aula 2 | O expressionismo como crise da modernidade e seus desdobramentos no cinema alemão, bem como a influência dessa estética no cinema mundial a partir da década de 1930.
Aula 3 | Tensão entre futurismo e dadaísmo e o nascimento do cinema experimental e abstrato versus o surgimento do conceito de indústria cinematográfica na Itália e nos EUA.
Aula 4 | O impressionismo cinematográfico como filosofia do autor na França e o retrato da decadência da modernidade.
Aula 5 | O surrealismo e o cinema do inconsciente. Tudo se realiza no desejo reprimido?
Sobre o professor
Donny Correia é poeta, cineasta, escritor e pesquisador. É mestre e doutor em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Videoarte Brasileira pelo Museu de Arte Contemporânea da USP. É membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte. É autor de cinco coletâneas de poemas, entre as quais “Balletmanco” ([e] editorial, 2009), “Corpocárcere” (Patuá, 2013) e “Touro Medusa” (Desconcertos, 2022). Como pesquisador em arte e cinema, organizou a antologia “Cinematographos: antologia da crítica cinematográfica”, de Guilherme de Almeida (Editora Unesp, 2016), e reuniu críticas e ensaios autorais em “Cinefilia crônica: comentários sobre o filme de invenção” (Desconcertos, 2019). Como cineasta, realizou, entre outros, “Braineraser” (2008), “Totem” (2009), selecionado para a 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e “Era o tempo sofrendo de amnésia” (2025), em colaboração com Rafael Bagnara. Atuou por quinze anos na curadoria de ações culturais dos museus Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida. É professor dos departamentos de Cinema e Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, e criador do canal “Uma teia de ideias”, no YouTube, no qual discute arte, filosofia e psicanálise. Sua obra mais recente é “O cinema de Walter Hugo Khouri” (Cosac Edições, 2025).
10, 11, 17, 18 e 24 de setembro, quartas e quintas, das 19h às 21h