Grandes mestres do cinema

Libras
Sobre o Evento
O curso apresenta um panorama das técnicas, estéticas e linguagem de grandes mestres da história do cinema mundial. Com trechos de seus grandes filmes, serão analisadas as principais características do trabalho de direção, bem como as propostas de fotografia, montagem, som, produção, roteiro, atuação e direção de arte, entre outros. O curso pretende apurar o olhar do estudante para as características que tornam um filme uma obra de arte, com grande repercussão de público e em festivais.
Aula 1 | Federico Fellini e Pier Paolo Pasolini
O contexto do neorrealismo italiano. A nostalgia e o cinema lúdico. O metacinema. Principais temas. O legado na Itália contemporânea. O cinema político, sexual e provocador de Pasolini. Visão poética, símbolos e arquétipos.
Aula 2 | Ingmar Bergman e Lars von Trier
O contexto do cinema nórdico. Dramas internos: a construção do roteiro e a atuação. Temas centrais. A atuação nórdica. Uso de símbolos e a figura da mulher. A provocação do Dogma 95, a violência no hiper-realismo, simbologias religiosas e míticas.
Aula 3 | Stanley Kubrick e Quentin Tarantino
O contexto do cinema americano. A escolha dos temas. A construção dos roteiros. O processo de edição de “2001 – Uma odisseia no espaço”. Filmes de guerra. Legado. A estetização da violência e a cultura pop no divã.
Aula 4 | Yasujiro Ozu e Wong Kar-Wai
O contexto do cinema asiático. A direção de arte e a atuação: intimismo em cores e gestos. Movimentos de câmera. Trilha musical. A contemplação asiática. Atuações intimistas do cinema de Hong Kong.
Aula 5 | Glauber Rocha e Rogério Sganzerla
O contexto do cinema brasileiro. Cinema Novo: o maior movimento cinematográfico do hemisfério sul. O legado do movimento no cinema brasileiro. A chegada da censura e a proposta antropofágica do cinema marginal.
Aula 6 | David Lynch e Yorgos Lanthimos
O contexto do cinema noir e do surrealismo. O metacinema: a crítica a Hollywood. O processo de atuação, a fotografia e a trilha musical. As influências do expressionismo alemão e o cinema de estranhamento entre espectador e personagens.
SOBRE O PROFESSOR: Franthiesco Ballerini é jornalista e doutor em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em Audiovisual e Jornalismo Cultural. Foi finalista do 60º Prêmio Jabuti pelo livro “Poder suave – Soft Power”. Acumulou experiência de repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina para o jornal O Estado de S.Paulo e para a rádio Eldorado. Foi crítico de cinema da TV Gazeta e colunista de jornalismo cultural do Observatório da Imprensa. Atualmente, é colunista de soft power do norte-americano Fair Observer. Ministrou palestras e master classes sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois, Universidade Loyola de Chicago e Universidade Harvard, nos EUA, além da Freie Universitat, de Berlim. É autor dos livros “Diário de Bollywood” (2009), “Cinema brasileiro no século 21” (2012), “Jornalismo cultural no século 21” (2015), “Poder suave – Soft Power” (2017) e “História do cinema mundial” (2020). Produziu filmes como os documentários “Bollyworld” e “Legacy”, esse último feito para a marca italiana Giorgio Armani, além de “Nome”, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.
06, 09, 13, 16, 20 e 23 de outubro, segundas e quintas, das 19h às 21h