Palestra A restauração no clima da COP

Local acessível para cadeirantes.
Sobre o Evento
Considerando o momento pré-COP 30 Amazônia, o maior evento global para discussão e negociações sobre mudanças climáticas, e em plena Década da Restauração das Nações Unidas, a Iniciativa Verde e a Envolverde promovem o debate A Restauração no Clima da COP, sobre a restauração florestal e suas conexões com a adaptação e a mitigação das mudanças climáticas.
No dia 10 de setembro de 2025, às 9h, acontecem duas mesas sobre o tema. A primeira abordará políticas e programas relacionados à restauração, com representantes do governo do Estado de São Paulo, da Frente Parlamentar Ambientalista e do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica. A segunda, apresentará soluções práticas em ação, com experiências de diferentes atores da cadeia da restauração em São Paulo.
A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) é uma campanha mundial para proteger e revitalizar os ecossistemas em benefício das pessoas e da natureza. O objetivo é melhorar a subsistência humana, combater as mudanças climáticas e prevenir o colapso da biodiversidade. O ano de 2030 também marca o prazo final para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e representa uma última oportunidade para evitar alterações climáticas catastróficas.
A restauração florestal envolve políticas públicas e a ativação de uma cadeia econômica composta por diversos atores, que prestam serviços, fornecem insumos como mudas e sementes, e geram emprego e renda. Ela contribui para a regularização ambiental de imóveis rurais e para a melhoria de serviços ecossistêmicos, como água, clima e paisagem, em escalas que vão do local ao global.
Participantes:
Deputada Estadual Marina Helou – coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista do Estado de São Paulo, que atua para integrar a agenda ambiental à pauta do Legislativo estadual e apoiar políticas públicas e ações de desenvolvimento sustentável.
Jônatas Souza da Trindade, subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL, conduz políticas e ações voltadas à conservação ambiental, ao desenvolvimento sustentável e à integração entre biodiversidade, infraestrutura e governança ambiental.
Luciana Alves – co-líder do GT de Políticas Públicas do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica e especialista em restauração no Programa de Florestas e Uso da Terra do WRI Brasil.
Rosilene Dias – responsável pela Gestão do Programa Nascentes, do Estado de São Paulo.
Alencar Rodrigues Ferreira – proprietário rural de Piquete (SP).
Guilherme Moya – diretor do Instituto Pró-terra, ONG executora de projetos de restauração.
Jaqueline Miranda – viveirista de mudas nativas da Associação de Produtores de Mudas Nativas do Vale do Ribeira (Avivari).
Horário: 9h às 13h
Classificação indicativa: Livre
Gratuito