de 8 à 16 de setembro
segunda à sexta das 11:00 às 19:00
Av. Cidade Jardim, 86 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-070, Brasil
Entrada Gratuita
Entre obras a serem leiloadas, lote exclusivo terá parte da verba das vendas revertida para o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e para o Instituto Desvelando Oris
Uma grande seleção de obras, proveniente de duas coleções privadas, entre elas a do renomado colecionador Segismundo Gontijo, que reúne um relevante conjunto de pinturas de Iberê Camargo, marca exposição e o 123º leilão promovido pela Blombô, uma das maiores plataformas de leilões do país. “Coleções em Diálogo” reúne 380 obras de importantes artistas, de diferentes períodos e estilos do cenário das artes no Brasil, entre os quais obras de Frans Krajcberg, Iberê Camargo, Abraham Palatnik, Ascânio MMM, Tarsila do Amaral e muitos outros. Antes de serem leiloadas sob o comando de Daniel Rebouço, nos dias 15, 16 e 17, a mostra segue em cartaz, gratuitamente, de 6 a 15 de setembro, na Galeria Blombô. Importante ressaltar que excepcionalmente dia 15, o leilão acontece presencialmente, e on-line também, às 20h na galeria e, nos demais, o pregão segue on-line via portal iArremate.com.
Um dos destaques de mostra e leilão é de 1919. Trata-se da obra “Retrato do Velho” de Tarsila do Amaral (1886 – 1973), um óleo sobre tela que atravessou o século, fez mais de cem anos e segue viva, irretocável. A multiartista – Tarsila foi desenhista, escultora, ilustradora, cronista, pintora e tradutora – é uma das mais importantes artistas modernistas latino-americanas. Por ter desenvolvido um estilo peculiar, e único, no qual criava com perfeição em suas obras, traços modernistas europeus, como o cubismo, com tons e temas brasileiros.
Há, pela primeira vez, uma grande reunião de obras de Ascânio MMM (1941). São cinco obras nunca vistas em exposição, já que permaneceram privadas ao longo de décadas. Mais conhecido como Ascânio MMM, trata-se de um artista plástico reconhecido como expoente do construtivismo brasileiro, já que suas obras são construídas na interseção entre arquitetura e escultura. “Com cinco décadas dedicadas à produção de escultura, o artista nascido em Portugal e radicado no Brasil desde 1959, é celebrado entre os mais importantes escultores do país. Formado em Arquitetura pela FAU/UFRJ em 1969, Ascânio passou a desenvolver seus trabalhos artísticos ainda na faculdade, em 1966, e suas obras partem de seu interesse pela madeira, período iniciado nos anos 1980 e no qual passou a explorar as cores naturais desta matéria-prima de diferentes espécies como cedro, mogno, freijó etc.
Com atual exposição no MASP, Frans Krajcberg (1921 – 2017) é outro artista aclamado nesta exposição e leilão nos quais é possível apreciar doze obras deste que foi um dos maiores artistas ativistas do século 20. Pintor e escultor, o polonês naturalizado brasileiro foi um dos maiores defensores da floresta amazônica brasileira. Outro grande destaque é a seleção de obras de Iberê Camargo. Nascido em Restinga Seca, interior do Rio Grande do Sul no ano de 1914, é um artista de sensibilidade rara. O artista possui produção extensa que inclui pinturas, guaches, gravuras e desenhos e tem em sua trajetória, além de diversos prêmios, importantes participações em eventos de artes, exposições individuais, coletivas e feitas como a Bienal de São Paulo, a Bienal de Arte Hispano-Americana, em Madri, Bienal de Veneza, Bienal de Gravuras, em Tóquio, entre outras. Além disso, há de citar, ainda, as dezenas de mostras póstumas realizadas ao longo dos mais de 20 anos de seu falecimento, o que o reafirma como um dos grandes orgulhos dos cidadãos gaúchos.
Junta-se a todos, a obra “W-935”, de Abraham Palatnik (1928 – 2020). Pioneiro na técnica de arte cinética no Brasil, Abraham Palatnik, presente nos principais museus e coleções mundo afora, terá um de seus valorosos trabalhos, uma acrílica sobre madeira da série ‘W’ com 110 x 170cm, datada de 2016. Palatnik recebeu menção honrosa do júri internacional em 1951 durante a 1º Bienal Internacional de São Paulo, que o consolidou como um dos mais importantes de sua geração no país.
Leilão beneficente
Parte das obras deste leilão, composto por doze obras de artistas como Vergara, Mario Cravo, Hugo França, Siron Franco, entre outros, terá parte da verba das vendas revertida para o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e para o Instituto Desvelando Oris, uma organização social de impacto dedicada à justiça racial, à educação, arte, cultura e inovação social. Cezar Prestes, à frente do Studio Prestes, doou as obras.
Exposição Galeria Blombô
“Coleções em Diálogo”
Galeria Blombô - Av. Cidade Jardim, 86 – Jd. Europa – SP
Período expositivo: 6 a 15 de setembro
Horário: de segunda a sexta-feira das 11h às 19h | sábado e domingo das 11h às 17h
Leilão
Dias: 15, 16 e 17 de setembro
Presencial, e online, na primeira noite de pregão (15.09), na Galeria Blombô
On-line dias 15, 16 e 17 via iArremate.com
Horário: todos os dias a partir das 20h – online via site da Blombô
de 8 à 16 de setembro
segunda à sexta das 11:00 às 19:00
Av. Cidade Jardim, 86 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-070, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento