de 18 à 19 de setembro
quinta das 19:00 às 22:00
Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000, Brasil
Entrada Gratuita
Clube do Filme do Livro é o programa mensal do MIS que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o Museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A ideia é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição.
A edição de setembro exibe “Bonequinha de luxo” (1961), dirigido por Blake Edwards, baseado no livro homônimo de Truman Capote. A escolha é do cineasta e escritor Felipe Poroger, que participa do bate-papo após a sessão.
Sobre o filme
Bonequinha de luxo
(Breakfast at Tiffany’s, dir. Blake Edwards, EUA, 1961, 114 min, livre, digital)
O filme acompanha Holly Golightly (Audrey Hepburn), jovem que vive em Nova York e sonha em se casar com um milionário. Entre festas sofisticadas e encontros com homens ricos, ela conhece Paul Varjak (George Peppard), um escritor em dificuldades que se muda para o mesmo prédio. A amizade entre os dois vai se transformando em um relacionamento mais profundo, enquanto Paul descobre as contradições por trás da imagem deslumbrante de Holly – uma mulher dividida entre o desejo de segurança financeira e a busca por afeto verdadeiro.
Sobre o livro
Breakfast at Tiffany’s
(Truman Capote, Random House, 1958)
Vista como sofisticada e enigmática, Holly Golightly, uma jovem que vive em Manhattan nos anos 1940 e busca ascender socialmente através de relações com homens ricos, encanta o narrador – um escritor sem nome que se torna seu vizinho e amigo. Aos poucos, ele revela camadas da vida de Holly, marcada por fragilidade, contradições e uma fuga constante de compromissos ou raízes.
Sobre o convidado
Felipe Poroger é formado em Cinema e Filosofia, mestre em Arquitetura e Urbanismo, e autor do romance “Alguém sobrevive nesta história” (Todavia). Nos últimos anos, publicou artigos na Folha de S.Paulo, revista Piauí, CartaCapital e Nexo. Como diretor e roteirista, teve seus curtas-metragens exibidos em festivais e instituições como Cinémathèque Française, Palm Springs, Mar del Plata, Festival de Brasília, Gramado, Rio, É Tudo Verdade, dentre outros. É diretor do Festival de Finos Filmes e cofundador da Cinemália.
MIS - Museu da Imagem e do Som
de 18 à 19 de setembro
quinta das 19:00 às 22:00
Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000, Brasil
Entrada Gratuita
Produtora do Evento