Mulher, horror e envelhecimento no cinema
Sobre o Evento
O curso oferece uma análise crítica do uso de elementos de terror na representação do envelhecimento feminino. Serão investigadas obras clássicas, como “Crepúsculo dos deuses” (1950) e “O que terá acontecido a Baby Jane?” (1962), até produções recentes, como “Hereditário” (2018), “A favorita” (2018) e “A substância” (2024), refletindo sobre como essas narrativas dialogam com questões culturais, sociais e políticas. Além de analisar imagens cinematográficas, a formação conecta o hagsploitation a temas como etarismo, feminismo e estudos de gênero, promovendo reflexões sobre como o subgênero de terror questiona e subverte construções sociais, consolidando-se como um espaço relevante para debater o envelhecimento no cinema.
Aula 1 | Introdução ao hagsploitation e exemplos clássicos
- Declínio das estrelas femininas da Era de Ouro de Hollywood e surgimento do subgênero hagsploitation.
- Análise de “Crepúsculo dos deuses” (1950) e “O que terá acontecido a Baby Jane?” (1962).
- Temas centrais: isolamento, decadência, rivalidade e exploração do grotesco e do etarismo.
Aula 2 | Representação do envelhecimento feminino no cinema e exemplos contemporâneos
- Debates feministas e culturais sobre envelhecimento e estereótipos no cinema.
- Análise das obras “Hereditário” (2018) e “A favorita” (2018).
- Discussão prática: o que mudou e o que permanece nas representações de mulheres mais velhas entre o cinema clássico e contemporâneo?
Aula 3 | Análise de “A substância”, hagsploitation e body horror moderno
- “A substância” (2024): direção, narrativa e personagens.
- Temas abordados: trauma, isolamento, feminilidade e elementos clássicos do hagsploitation reinterpretados.
- Atividade prática: produção de texto crítico sobre um filme ou trecho da filmografia complementar do subgênero, integrando análise estética e sociocultural.
Aula 4 | Reflexões finais e discussão crítica
- Conexões entre teoria e prática: resumo dos principais debates sobre o hagsploitation e o envelhecimento feminino no cinema.
- Leitura e debate das produções críticas realizadas pelos participantes.
Sobre a professora
Karina Almeida é escritora e pesquisadora de cinema. Realizou uma pesquisa de mestrado na Université Paris 1 – Sorbonne sobre “Corpo e envelhecimento feminino no cinema contemporâneo”. Desenvolve pesquisa de doutorado na Unifesp sobre representação do envelhecimento no cinema brasileiro.
Data e horários: 04, 06, 11 e 12 de novembro, terças, quarta e quinta, das 19h às 21h.








