Estudos Judaicos no Brasil

Local acessível para cadeirantes.
Sobre o Evento
Em 18 de setembro de 2025, às 18h30, acontece o encontro Estudos Judaicos no Brasil, reunindo dois dos principais pesquisadores brasileiros em estudos judaicos e ciências sociais: os professores doutores Márcio Seligmann-Silva e Bernardo Sorj. No debate, os professores pretendem compartilhar suas trajetórias, pesquisas e reflexões sobre a presença, a memória e a produção intelectual judaica no Brasil, aproximando perspectivas da literatura, da teoria crítica e das ciências sociais.
Convidados:
Prof. Dr. Bernardo Sorj
Nascido em Montevidéu, Uruguai, e naturalizado brasileiro desde 1976, estudou antropologia e filosofia em seu país natal, cursou História e Sociologia na Universidade de Haifa (Israel) e concluiu o doutorado em Sociologia na Universidade de Manchester (Inglaterra). Foi professor na UFMG, na PUC-RJ e professor titular de Sociologia da UFRJ. Autor de 26 livros e mais de 100 artigos, atuou como professor visitante em universidades europeias e norte-americanas, incluindo as cátedras Sérgio Buarque de Holanda e Simón Bolívar, em Paris. Eleito Homem de Ideias 2005, é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, do Projeto Plataforma Democrática e coordenador do SciELO-Latin American Social Sciences Journals English Edition.
Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva
Crítico literário, ensaísta, tradutor, teórico e curador de exposições, é professor na UNICAMP. Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2006 e finalista em 2000, é formado em História pela PUC-SP, mestre em Literatura Alemã pela USP e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim (1996). Realizou pós-doutorados pela PUC-SP, pelo Centro de Pesquisa em Literatura e Cultura de Berlim (2002) e pela Universidade Yale (2005). Foi professor convidado em instituições da Alemanha, Argentina, México e Inglaterra.
Classificação indicativa: 18 anos
Gratuito
Apoio: Associação de Amigos do Centro de Estudos Judaicos (AACEJ/USP)