de 15 de novembro à 19 de janeiro de 2026
O dia todo
Av. Pedroso de Morais, 1216 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05420-001, Brasil
Entrada Gratuita

Legendas
Libras
Acessibilidade Arquitetônica
A exposição, ocorrerá no "Museu A CASA do Objeto Brasileiro" um espaço de referência do saber artesanal, criado para proteger, difundir e valorizar suas tradições e técnicas, e que busca atualizá-las no contexto da contemporaneidade, fazendo um constante diálogo entre o passado, presente e futuro desses saberes. Essa exposição têm como objetivo apresentar a produção da coleção Rendando Histórias inspirada na brincaderia do Cavalo Marinho de Pernambuco, destacando a importância cultural da Renda Renascença e dos Cantos de Trabalho como expressões centrais da cultura local e nacional.
A curadoria da exposição será realizada pelo renomado designer Alexandre Rousset, conhecido por seu trabalho inovador e sensível na área de design e expografia. Rousset, com sua vasta experiência em projetos culturais e expográficos, garantirá que as exposições sejam uma verdadeira celebração da arte e da tradição, criando um ambiente que valorize a originalidade das peças e a história das rendeiras.
Durante a exposição, haverá apresentações das Rendeiras da Aldeia "Cantar e Rendar" com a Cantora, pesquisadora e Idealizadora do Coletivo: Lucilene Silva, além de palestras, rodas de conversa, com a Temática da Renda Renascença com as Rendeiras e a Mestra Wilma mentora do Coletivo e também, com apresentações da Oca Escola Cultural com apresentações da brincadeira do Cavalo Marinho de Pernambuco do tradicional Boizinho da Aldeia que mantém viva a brincadeira desde dezembro de 1999 na Aldeia Jesuítica de Carapicuíba.
Lucilene Silva - Cantora, Pesquisadora Musical, Educadora, idealizadora do Coletivo Rendeiras da Aldeia
Aliane Lindolfo da Silva - Representante do Coletivo Rendeiras da Aldeia, Líder da Comunidade, Rendeira.
Alexandre Rousset - Alexandre Rousset é um arquiteto e cenógrafo brasileiro conhecido por seu trabalho expográfico e de restaurações. Sua abordagem é descrita como artesanal, com forte inspiração em elementos do teatro, dança, moda e exposições.
Viviane Fortes - Trabalha desde 2000 com o fortalecimento da identidade cultural de comunidades e grupos de mulheres no Vale do Jequitinhonha, MG e em outras regiões do País. Seu trabalho é identificar as potências individuais e coletivas de cada grupo/comunidade e criar pontes para que a comunidade floresça. Consultora das Rendeiras da Aldeia desde 2015 no processo de construção de uma identidade para o grupo, um caminho coerente e verdadeiro que trouxe à frente a expressão individual e ampliou a força do coletivo na produção das peças em Renda Renascença..
de 15 de novembro à 19 de janeiro de 2026
O dia todo
Av. Pedroso de Morais, 1216 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05420-001, Brasil
Entrada Gratuita

Produtora do Evento
Apoiado por: