Semana Mário de Andrade 2025

Libras
Sobre o Evento
Quarta a sábado, 8 a 11 de outubro de 2025
Em comemoração ao aniversário de Mário de Andrade, a Semana Mário de Andrade 2025 convida o público a revisitar, refletir e celebrar o legado multifacetado de um dos maiores intelectuais brasileiros. Poeta, romancista, musicólogo, gestor cultural e defensor incansável da cultura brasileira em sua pluralidade, Mário de Andrade deixou marcas profundas e ainda pulsantes no campo das artes, da literatura, da educação e das políticas culturais.
A programação propõe encontros, vivências e provocações que atualizam o pensamento e a ação de Mário à luz dos desafios contemporâneos. Ao mobilizar o conceito de legado, a Semana busca não apenas homenagear o passado, mas evidenciar ressonâncias e inspirar práticas presentes e futuras ancoradas em um espírito crítico, criativo e comprometido com o comum.
PROGRAMA
08/10, QUARTA-FEIRA | ESQUENTA
10h30: Visita mediada especial com foco no legado de Mário de Andrade
Com Núcleo de Ação Educativa
09/10, QUINTA-FEIRA | RESSONÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS
A abertura da Semana Mário de Andrade 2025 terá programação dedicada às ressonâncias contemporâneas do pensamento e da atuação de Mário. A partir de experiências atuais em políticas públicas, arte e cultura, o encontro reúne agentes e instituições que, direta ou indiretamente, dialogam com os ideais de transformação social e valorização da cultura popular que marcaram a trajetória do modernista.
No período da manhã, representantes de iniciativas e instituições como os Parques Infantis, o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e a Biblioteca Mário de Andrade compartilham práticas que atualizam as dimensões da obra e da gestão pública de Mário de Andrade. Na segunda parte, o foco recai sobre artistas e iniciativas culturais que ressignificam, em suas linguagens e trajetórias, a representação, imagem e atuação de Mário.
10hs às 12h | Dimensões da obra e da gestão pública de Mário de Andrade
Com Marcia Aparecida Gobbi, Rafael Zin e Rodrigo Massi
Com interpretação em Libras
14h às 16h | Ressignificações de Mário de Andrade
Com Andre Augustus Diasz, Ale Youssef, Claudio Magalhães e Iará Rennó
Com interpretação em Libras
10/10, SEXTA-FEIRA | MÁRIO DE ANDRADE: LEGADO EM DEBATE
O segundo dia da Semana Mário de Andrade 2025 começa com uma caminhada pela Barra Funda, conduzida explorando as memórias do bairro e sua relação com o escritor, conectando sua trajetória às dinâmicas históricas e sociais da cidade. No período da tarde será realizada roda de conversa com a presença do poeta, museólogo, Mário Chagas. Referência nos debates sobre memória, museus e políticas culturais, a atividade propõe refletir sobre o legado multifacetado de Mário de Andrade, intelectual negro que se destacou como poeta, romancista, gestor cultural e defensor das culturas brasileiras em sua pluralidade. Mais do que homenagear o passado, a conversa buscará evidenciar a vitalidade e a atualidade de suas ideias para pensar os desafios contemporâneos da arte, da cultura e da preservação do patrimônio.
10h: Caminhada pela Barra Funda
Com Núcleo de Ação Educativa
14h30: Mário de Andrade: legado em debate
Com Mário Chagas
Com interpretação em Libras
11/10, SÁBADO | PROGRAMAÇÃO CULTURAL
No encerramento da Semana Mário de Andrade 2025, a Casa abre suas portas para um dia de programação cultural especial. Pela manhã, às 10h, haverá uma visita especial conduzida no âmbito do Curso de Patrimônio, explorando o legado de Mário e suas múltiplas conexões com a cidade. Das 11h às 15h, acontece o Pegue-Livros, atividade de incentivo à leitura e circulação de obras entre o público. Às 14h, a cantora e compositora Iara Rennó apresenta um pocket show intimista.
10h: Visita especial na Casa Mário de Andrade
Com Núcleo de Ação Educativa
11h às 15h: Pegue-livros
Nesta atividade serão disponibilizados livros de literatura, ensaio, quadrinhos, infanto-juvenis e catálogos de arte para doação. Cada visitante pode escolher e levar gratuitamente até três itens.
14h às 14h30: Pocket show
Com Iara Rennó
Sobre os participantes
Alexandre de Almeida Youssef é mestre em filosofia política e especialista em economia criativa. Faz projetos de impacto sociocultural como o Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, o Studio SP e a Formosa Hi-Fi. Foi Secretário de Cultura e Coordenador de Juventude de São Paulo, Conselheiro de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável da Presidência da República, apresentador da Globonews e comentarista da TV Globo e da rádio CBN. É autor dos livros Novo Poder: democracia e tecnologia e Baixo Augusta: a cidade é nossa.
André Augustus Diasz é formado em Comunicação Social pela Unesp, com estudos complementares em Projetos Criativos pelo Centro de Estudos Latino Americanos da USP em parceria com a Universidade de Lyon-França e Projetos Culturais em Rede/Agenda 2030 pela Universidade do Minho-Portugal. É escritor, pesquisador, gestor cultural e curador. É autor das biografias ilustradas para público jovem Mário, Mário de Andrade e Barreto, Lima Barreto, da Editora Mostarda.
Cláudio Magalhães é curador e cenógrafo e desde 2009 desenvolve projetos proprietários voltados à sustentabilidade, como o PROJETO CONTÉM, lançado em 2010 com o propósito de recuperar container do Porto de Santos para abrigar iniciativas culturais e empreendedores da economia criativa. Entre 2015 e 2019 criou a loja pop up @itinerantemercado com o intuito de ocupar espaços na cidade de São Paulo com marcas de designers e artistas independentes brasileiros.
Iara Rennó (Reluxx) é uma artista brasileira múltipla, principalmente conhecida por sua obra musical. Cantora, instrumentista, produtora, performer, atriz, poeta, produtora e diretora musical e artística, é compositora prolífica, com mais de 150 músicas lançadas. Sua trajetória é marcada por muitas parcerias e trocas artísticas nacionais e internacionais. Seus projetos abrangem poesia, cinema, literatura, teatro, performance e artes visuais, e versam sobre a força feminina, reverenciando expressões decoloniais e saberes afro-diaspóricos.
Rafael Balseiro Zin é sociólogo e pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP (Neamp).
Rodrigo Massi é Secretário Municipal Adjunto de Cultura e Economia Criativa e Diretor da Biblioteca Mário de Andrade. Atuou na Secretaria Municipal de Relações Internacionais, SPTuris e Adesampa, além de organizar eventos como a Virada ODS e a Cúpula do WCCF (2023). Integrou o Itamaraty em São Paulo por dez anos, recebendo a Medalha da Ordem de Rio Branco. Formado em Direito pela PUC-SP, tem formação técnica em Museologia e é membro do Instituto Fernand Braudel.
Márcia Aparecida Gobbi é professora da Faculdade de Educação da USP. Cientista social, possui mestrado e doutorado em Educação, na área de Ciências Sociais, Cultura e Educação, e pós-doutorado em Estudos Urbanos.
Mario Chagas é poeta e museólogo, mestre em Memória Social pela UNIRIO e doutor em Ciências Sociais pela UERJ. Participou da criação da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), dos programas Pontos de Memória e PNEM, e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Foi diretor do Museu da República e presidente do MINOM. Atualmente é pesquisador avançado no Museu da República; professor do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO; professor colaborador na UFBA e professor visitante na Universidade Lusófona (ULHT).