MEDITAÇÃO SOBRE O TIETÊ: perspectivas sociológicas e poéticas
Sobre o Evento
COP 30 – MUSEUS EM CLIMA DE MUDANÇA
Em diálogo com a realização da COP 30 no Brasil em 2025, as Casas das Rosas, Guilherme de Almeida e Mário de Andrade propõem uma programação conjunta que convida o público a refletir sobre as mudanças climáticas a partir do cotidiano urbano, da memória e do patrimônio. Como os museus, seus territórios e suas comunidades percebem as transformações do clima? Que paisagens se perderam, resistem ou se reinventam? Que histórias os museus podem contar — ou escutar — sobre essas mudanças?
O Tietê, importante símbolo de São Paulo, personagem constante na obra de Mário de Andrade, sofreu com grandes obras urbanas ao longo do século XX, que afetaram profundamente a relação entre sociedade e rio. Inspirado nos escritos de Mário de Andrade e nas discussões em torno das mudanças climáticas e do desafio das grandes cidades de recuperar seus rios e áreas verdes, convidamos o público para uma conversa sobre perspectivas socioecológicas e poéticas para rio Tietê.
Grátis. Para se inscrever, clique aqui.
Maurício Del Nero Oliveira é arquiteto e urbanista, graduado e mestre pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Jornalismo pela London School of Journalism, e doutorando em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui experiência profissional tanto no setor público quanto no privado, com atuação em projetos relevantes nas áreas de urbanismo, planejamento e consultoria. Na área de comunicação, atuou como editor de conteúdo em site especializado em arquitetura, urbanismo, design e paisagismo, além de ser autor de dois livros sobre Arquitetura Brasileira. Atualmente, tem se dedicado ao estudo e à prática de Placemaking, Place Branding e Territórios do Conhecimento, com foco em soluções urbanas sustentáveis, revitalização de espaços públicos e promoção de cidades inclusivas, resilientes e socialmente justas.








