de 1 à 2 de novembro
sábado das 13:30 às 19:00
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-000, Brasil
Entrada Gratuita

Encontro gratuito no Edifício Oswald de Andrade promove várias atividades nesta edição
O Sábado Literário, promovido pelo programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, chega a sua próxima edição no dia 01 de novembro, das 13h30 às 19h, com a presença de Carol Rodrigues, autora do livro de contos ‘Sem vista para o mar’, Bruno O., educador e artista visual, Jeanne Callegari, poeta, artista sonora e produtora cultural e Anna Vis, compositora, poeta e engenheira de som. Realizado no Complexo Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo/SP), o encontro tem entrada gratuita e não precisa de inscrição prévia. A atividade é voltada para maiores de 16 anos. O CULTSP PRO é gerido pelo idg - Instituto de Desenvolvimento Social.
Nesta edição, o encontro propõe uma imersão na criação e celebração da palavra, reunindo atividades que exploram a expressão artística em múltiplas formas. As pessoas participantes poderão confeccionar seus próprios cadernos por meio de encadernação artesanal e impressão em estêncil, criando capas únicas a partir de composições visuais com ritmo e equilíbrio. A programação inclui ainda uma roda de conversa sobre construção de narrativas, processos criativos e trajetórias literárias, além de um espaço aberto para performances, declamações e uma intervenção poético performática com criação de poemas em tempo real, inspirados nas histórias do público.
O Sábado Literário é um espaço de encontro entre o público e personalidades do campo literário, promovendo conversas sobre livros, processos criativos e temas contemporâneos ligados à literatura.
Sábado Literário
Data: 01 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: das 13h30 às 19h
Local: Complexo Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo/SP
Entrada gratuita – não precisa de inscrição, aberto ao público
Classificação indicativa: 16 anos
13h30 - Bate papo com Carol Rodrigues
Carol Rodrigues é escritora, roteirista e curadora. Autora dos livros Sem vista para o mar (Prêmios Jabuti e Biblioteca Nacional), O melindre nos dentes da besta (finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti) e A Mulher do Padre. Foi autora residente no MALBA (Argentina) e no programa Nanjing City of Literature (China/UNESCO), e atua como facilitadora de oficinas de escrita criativa.
14h30 - Criação de cadernos com encadernação artesanal e estêncil
A atividade propõe a criação de cadernos com encadernação artesanal e capas feitas por estêncil, incentivando a exploração de ritmo e equilíbrio visual por meio da repetição e sobreposição de estampas. Ao final, cada participante produz um caderno personalizado.
Bruno O. é educador e artista visual, doutor em Artes Visuais pela UFMG. Atua no JAMAC (SP) e pesquisa expressões visuais, arquitetura e cidades latino-americanas no grupo MALOCA (UNILA).
16h - Sarau Pagu
Encontro dedicado à celebração da palavra em suas múltiplas formas, reunindo poetas, artistas e apreciadores em uma tarde de arte e inspiração. O sarau homenageia Patrícia Galvão e tem tema livre.
16h Intervenção: "Poèmes en Machine" - área de convivência
Intervenção poético-performática em que Fernando Magalhães Rangel, Alexandre Krug e Adriana Coppi criam e declamam poemas em tempo real a partir de relatos do público. A ação integra o FLUXO SP, viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc e realizado pelo Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal.
18h - Performance Fogo Fogo
Jeanne Callegari e Anna Vis exploram a fusão entre canto, palavra e experimentação sonora, criando composições que transitam entre a canção e o noise. Com poemas autorais e sampleados, constroem uma atmosfera imersiva e experimental, ora delicada, ora sombria, guiada por voz, pedais e uma “máquina de pesadelos”.
Jeanne Callegari é poeta, artista sonora e produtora cultural. Autora dos livros Amor eterno 2, Botões e Miolos frescos, explora em suas performances os cruzamentos entre palavra, voz e som. É co-organizadora do BRECHA, evento de palavra e som ao vivo em São Paulo.
Anna Vis é compositora, poeta e engenheira de som. Lançou seu primeiro disco "Como um bicho vê" em 2023 pelo selo YB Music. Atualmente, pesquisa a relação entre canção, spoken word e música experimental por meio da improvisação vocal e sampleamentos.
Políticas de entrada
Evento Gratuito - Vagas Limitadas
de 1 à 2 de novembro
sábado das 13:30 às 19:00
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-000, Brasil
Entrada Gratuita

Produtora do Evento