de 22 à 23 de novembro
sábado das 14:00 às 15:30
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita

Atividade PRESENCIAL e gratuita, com entrada por ordem de chegada, a partir de 1 (uma) hora antes do início, até o esgotamento das vagas.
Em 1992, o escritor Marcos Terena publicou o livro “Cidadãos da Selva: a história contada pelo outro lado”. O livro, destinado à rede da educação básica do Estado do Rio de Janeiro, trazia depoimentos, dados e narrativas que anunciavam que, no Pantanal, sobrevoando a floresta, os povos indígenas resistiam à integração jurídica e cultural.
Nessa palestra, o autor discutirá sua obra, de maneira a apresentar a perspectiva indígena sobre a colonização e a modernidade, denunciando a visão eurocêntrica e exploratória do período.
Sobre Marcos Terena
Filósofo indígena da linhagem Xumono da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Foi articulador dos direitos indígenas na Organização das Nações Unidas (ONU), de maneira que sua trajetória de ativismo atravessa momentos históricos: da ditadura militar à articulação fundamental para a aprovação de leis indígenas na Constituição de 1988 e, também, Coordenador do tema Espiritualidade e Conhecimentos Tradicionais na Cátedra Indígena Intercultural. Fundou o movimento União das Nações Indígenas (primeiro movimento indígena brasileiro), gerenciou o Memorial dos Povos Indígenas de Brasília e foi mentor dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e do Festival Nacional de Cultura Indígena. Também é membro atuante da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do grupo de trabalho sobre identidade indígena do Ministério da Educação (MEC). Estudou Administração de Empresas e foi Piloto Comercial de Aeronaves. Escritor e comunicador indígena, é autor dos livros “Índio Aviador” (Editora Moderna), “Cidadãos da Selva” (Secretaria de Educação do Rio de Janeiro) e “Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: o importante é celebrar!” (PNUD, ME e UNESCO).
Observações:
Políticas de entrada
gratuita, por ordem de chegada
MCI - Museu das Culturas Indígenas
de 22 à 23 de novembro
sábado das 14:00 às 15:30
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita

Produtora do Evento