de 22 à 23 de novembro
sábado das 16:00 às 17:30
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita

Atividade PRESENCIAL e gratuita, com entrada por ordem de chegada, a partir de 1 (uma) hora antes do início, até o esgotamento das vagas.
Neste bate-papo, conversarão as escritoras Maria Lucia Takua e Mathilde Makuxi sobre seus processos criativos e poéticos que transformaram-se em livros de contos voltados para o público infantil.
Quais os desafios para criar uma personagem?
Quais as curiosidades que envolvem a criação de uma obra?
Quando sabem que finalizaram suas obras?
A mediação é de Aly David Arturo Yamall Orellana.
Sobre Maria Lucia Takua
Indígena da etnia Avá-Guarani, nascida em Medianeira (PR), vive na Tekoha Aty Mirî, na cidade de Itaipulândia, localizada no mesmo estado de nascimento, na faixa da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. (Re)Escreve contos sob a ótica índigena, sendo autora de “Chapeuzinho Verde”, ilustrado por Yacunã Tuxá. É especialista em Gestão Escolar Indígena, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); graduada em Letras – Português e Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); e tem a formação em Magistério Indígena. Professora há 22 anos, tendo passado pelo Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo (Aldeia Ocoi – São Miguel do Iguaçu) e Escola Estadual Indígena Arandu Renda (Tekoha Aty Mirî – Itaipulândia), onde, atualmente, está na direção escolar.
Sobre Mathilde Makuxi
Indígena pertencente ao povo Makuxi, do Estado de Roraima, gosta de ser chamada de Maiwa’pa (que significa pata). É professora, pesquisadora e escritora com ligação à Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atua na área de educação – linguagens e na formação de professores do Estado de Roraima. É Mestre em Letras, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR); Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino, pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR); e Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Ativista do movimento Mulherio Nacional de Letras Indígenas e, principalmente, do movimento indígena de Roraima. É autora de “A história de Xibobo/Pokowa Pantoni”.
Sobre Aly David Arturo Yamall Orellana (mediação)
Doutor e Mestre em Educação: História, Política e Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Licenciado em Letras Espanhol, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); e, em Pedagogia, pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Atua como consultor educacional e formador de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais, em consonância com a Lei 11.645/08, e ministra o curso Letramentos Indígenas: História e Culturas Indígenas na Sala de Aula. Já atuou como Professor, no curso de Letras do Instituto Singularidades, na disciplina Literaturas e Culturas Indígenas; na Faculdade Sumaré, nas disciplinas: Currículos e Programas e Literatura Infantil; de Língua Portuguesa, na Secretaria de Estado da Educação do Governo de Rondônia (SEDUC/RO); e como Professor Substituto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), nas disciplinas: Educação e Currículo, Didática da Alfabetização e Literatura para Crianças e Contação de Histórias. Também atuou junto ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB – atual Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)) como consultor pedagógico – área Língua Portuguesa – e corretor das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É Parecerista Ad Hoc e Editor Assistente da Revista e-Curriculum (PUC-SP). Tem experiência no ensino de Espanhol, Português para estrangeiros, Teoria do Currículo, Literaturas Indígenas, Educação Escolar Indígena, Formação Continuada de professores. Foi pesquisador no projeto do Observatório da Educação Escolar Indígena pelo Ministério da Educação (MEC) junto à PUC-SP, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação escolar indígena, formação de professores indígenas e interculturalidade. Administra a página Letramentos indígenas, ministra cursos, oficinas e consultorias para escolas, universidades e entidades culturais com a finalidade de realizar um Letramento Étnico-racial na perspectiva dos povos originários. Atualmente, é Formador de Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, na temática indígena do Núcleo para a Educação das Relações Étnico-Raciais (NEER); e Supervisor do Núcleo de Formação do Museu das Culturas Indígenas.
Observações:
Políticas de entrada
gratuita, por ordem de chegada
MCI - Museu das Culturas Indígenas
de 22 à 23 de novembro
sábado das 16:00 às 17:30
R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo - SP, 05002-062, Brasil
Entrada Gratuita

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