de 20 à 21 de novembro
quinta das 19:00 às 20:00
Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000, Brasil
Entrada Gratuita

A edição de novembro do Doc.MIS celebra o Dia da Consciência Negra com a estreia do documentário “Cabo Verde – um sonho possível”, como parte da 21ª edição da Mostra Internacional de Cinema Negro – MICINE. O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
Doc.MIS é o programa do Museu que exibe mensalmente documentários seguidos de conversas com integrantes da produção da obra ou especialistas no assunto tratado. O programa é mais uma oportunidade de reflexão e expansão de olhar promovida pelo MIS através de um estilo audiovisual responsável por alargar os horizontes com visões e temas, momentos históricos e personagens novos ou pouco explorados.
Sobre o documentário
Cabo Verde – Um sonho possível
(dir. Celso Luiz Prudente, 2025, 40 min, Brasil, livre)
Em meio à geografia árida e desafiadora do arquipélago cabo-verdiano, o povo construiu, com altivez e autonomia, um caminho de resiliência inspirado nas lições libertárias de Amílcar Cabral e na força telúrica do canto de Cesária Évora. Este documentário revela como a cultura se tornou o alicerce de uma identidade coletiva e sonhadora, onde a morna embala a dança possível da vida e da educação. Através de uma abordagem cultural, o filme explora como a educação pode ser uma via para a construção de uma epistemologia enraizada na africanidade das ilhas.
O filme tem direção de Celso Luiz Prudente, roteiro de Rogério de Almeida e é uma produção em parceria com o Canal Futura e a Televisão de Cabo Verde – TCV.
Sobre o convidado
Celso Luiz Prudente é cineasta, antropólogo e curador da Mostra Internacional de Cinema Negro – MICINE. Atua como diretor de documentário do Canal Futura e diretor do Programa Radiofônico: Quilombo Academia, da Rádio USP (93,7 FM). É livre-docente, pós-doutor e doutor em Cultura pela FEUSP. É pós-doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. É professor da linha de pesquisa Cultura e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP. É pesquisador do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP.
MIS - Museu da Imagem e do Som
de 20 à 21 de novembro
quinta das 19:00 às 20:00
Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000, Brasil
Entrada Gratuita

Produtora do Evento