de 13 à 14 de dezembro
sábado das 14:00 às 18:00
R. Kara, 105 - Jardim do Mar, São Bernardo do Campo - SP, 09750-380, Brasil
Entrada Gratuita

Áudio Descrição
Libras
Elevador, banheiros adaptados.
No próximo dia 13/12 acontecerá na Pinacoteca de São Bernardo do Campo a abertura da exposição "Aqui Será Mar", do artista visual Genivaldo Amorim, que vive e trabalha entre as cidades de Valinhos e São Paulo, onde mantém seu ateliê, e curadoria de Isa Bandeira. A exposição reúne uma série de obras relacionadas à residência artística que o artista realizou no mês de junho em Tuvalu, pequeno país localizado na Oceania, que enfrenta risco extremos de desaparecimento nas próximas décadas por causa das mudanças climáticas.
Na mostra, o artista apresenta obras que abordam o tema de maneiras diversas: como denúncia, na série "Aqui Será Mar", em que uma placa azul indicando que aquele lugar um dia será mar é fotografada em diferentes pontos do país; como reafirmação territorial e existencial, na série “Made in Tuvalu", em que o artista utiliza pedras encontradas nas praias para marcar, riscar e raspar a superfície das pinturas; ou ainda ao convocar a responsabilidade coletiva para a solução do problema, na instalação "Se 8 bilhões pudessem beber esse mar...".
A exposição apresenta também as instalações "Conversatório" e "O frio do Norte é mais frio do que o frio do Sul", três grandes fotografias de paisagens de Tuvalu e uma obra sonora acessível por meio de QR Code.
A exposição integra o projeto "Pense em Tuvalu", realizado através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Fomento CULTSP. O projeto prosseguirá nos próximos meses com a realização de diversas atividades em cidades do estado de São Paulo, incluindo outra exposição em Campinas no início de abril.
Genivaldo Amorim - Nascido em Umuarama PR em 1973, Bacharel em Artes Visuais, vive e trabalha entre Valinhos SP e São Paulo SP. Com uma produção diversa, trabalha com instalações, pinturas, fotografia, objetos, arte pública e projetos especiais. Além do Brasil, onde expôs em Instituições como MuBE-Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (São Paulo SP), MACC-Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Campinas SP), MAB-Museu de Arte de Blumenau (Blumenau SC), Casa das Onze Janelas (Belém PA), MARCO-Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Campo Grande MS), entre outros. Expôs também em países como Alemanha (Galerie Treppenhaus), Camboja (Our City Festival), Namíbia (National Art Gallery), Uruguai (EAC- Espacio de Arte Contemporáneo), Moçambique (CCBM e Museu Nacional de Arte) e Canadá (Museum of Northern History). Foi contemplado no Edital Proac/Artes Visuais do Governo do Estado de São Paulo em 2021 e 2024.
Isa Bandeira - Doutora em Comunicação e Cultura, Universidade de São Paulo (2017), Mestre em História e Historiografia da Arte, Universidade de São Paulo, (2012). Pós-Graduação em Administração Pública, UniCesumar, (2021). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Pintura, instalação, fotografia e performance. Curadora Independente
de 13 à 14 de dezembro
sábado das 14:00 às 18:00
R. Kara, 105 - Jardim do Mar, São Bernardo do Campo - SP, 09750-380, Brasil
Entrada Gratuita

Produtora do Evento
Apoiado por: