Mais informações sobre como chegar
https://pinacoteca.org.br/visita/como-chegar/

Para celebrar os 120 anos da Pinacoteca de São Paulo, propomos uma programação especial que valoriza a circulação entre os edifícios e os diferentes espaços do bairro, reforçando a presença da Pinacoteca no território cultural da cidade. As atividades reunirão diversas linguagens artísticas — música, dança, fotografia e poesia —, destacando tanto a diversidade cultural quanto a força das expressões contemporâneas trabalhadas na programação da Pinacoteca.
A programação será realizada em dois dias – 16 de novembro e 6 de dezembro - e contará com parcerias com instituições do entorno, como a SP Escola de Dança, a EMESP Tom Jobim e o Parque da Luz, fortalecendo os laços institucionais e evidenciando a potência criativa da região.
Horários das atividades:
Mais informações:
O Cidade Invertida participará com ações que irão ressaltar o caráter formativo da instituição e sua vocação para aproximar público, arte e conhecimento. O projeto levará ao museu experiências de imersão na imagem, por meio da Tenda Lúdica, uma grande câmera escura que permitirá ao visitante vivenciar a formação da imagem de maneira direta e sensorial. A proposta se expande com o trailer “Paisagem Invertida”, adaptado para funcionar como câmera obscura gigante e laboratório fotográfico, onde o público poderá experimentar processos de revelação fotográfica.
Horários das atividades:
Tenda Lúdica: de 30m em 30min, entre às 10h30 e 15h30. Até 15 participantes por sessão.
Trailer Paisagem Invertida: de 60min em 60min, entre às 10h30 e 15h30. Até 10 participantes por sessão.
Gratuito, sujeito à lotação.
Como parte das celebrações o Experimenta! convida o público para uma oficina especial de atividades plásticas e educativas. Famílias e amigos poderão criar juntos e experimentar diversas linguagens em um ambiente de festa e convivência no ateliê da Pinacoteca. A proposta é experimentar, brincar e imaginar coletivamente, explorando diferentes formas de expressão artística. As atividades são gratuitas e voltadas para todas as idades, promovendo encontros entre gerações por meio da arte.
Horários das atividades:
Das 10h30 às 12h30.
Das 13h30 às 15h30;
Gratuito, sujeito à lotação.
Nesta data também reinauguraremos o Jardim de Esculturas, reafirmando o compromisso da Pina com a democratização do acesso à arte no espaço público. O projeto — que há 24 anos promove encontros transformadores entre o público e o acervo escultórico do museu no Parque da Luz — ganha agora novas obras e uma configuração que reflete debates contemporâneos sobre representatividade, diversidade e descolonização. A curadoria amplia a presença de artistas mulheres e insere pela primeira vez no conjunto obras de Denilson Baniwa, Jorge dos Anjos e Nádia Taquary, cuja inclusão reforça a relevância de vozes negras e indígenas na escultura brasileira. Essa atualização não apenas transforma o perfil identitário do Jardim, mas propõe novas formas de compreender o Parque e a própria história da arte como um processo em constante construção.
11h
Coreto do Jardim da Luz, ao lado do restaurante.
O grupo de estudos “À Luz de 120 anos: o nascimento de uma metrópole, a Pinacoteca e seu patrimônio cultural”, composto por dez pesquisadores, artistas e entusiastas da história, apresenta uma série de investigações sobre a trajetória da Pinacoteca de São Paulo, seu acervo e seu papel no desenvolvimento cultural e urbano do bairro da Luz e da cidade. Na ocasião, será lançada uma publicação digital que reúne os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo dos encontros presenciais e on-line, oferecendo novas perspectivas sobre patrimônio, território e a constituição institucional do museu.
13h
Sala Multiuso da Pina Contemporânea
A publicação, produzida pela editora Act e organizada pelo diretor Jochen Volz e a curadora chefe Ana Maria Maia, apresenta a trajetória da Pinacoteca como museu vivo, comprometido com a educação, a diversidade e a transformação social por meio da arte. Reunindo ensaios que abordam sua história sob diversas perspectivas, o catálogo destaca o acervo como patrimônio público e celebra importantes parcerias e doações. O lançamento simboliza um marco da programação, com uma fala sobre o projeto editorial no Auditório e distribuição gratuita de uma edição especial do catálogo após o evento de lançamento.
14h30
Auditório Pina Luz
Como parte das celebrações dos 120 anos da Pinacoteca de São Paulo, a Escola de Samba Mocidade Unida da Mooca realiza uma apresentação especial no museu em diálogo com a exposição Trabalho de Carnaval. Na ocasião, o público poderá conhecer os protótipos das fantasias do Carnaval de 2026, criadas em parceria com a artista Rosana Paulino para o enredo Géledés: Agbara Obirin, desenvolvido por Renan Ribeiro e Thayssa Menezes. A ação evidencia a força das mulheres negras na história e na cultura brasileira, celebrando a arte popular como campo de criação, resistência e afirmação identitária — em sintonia com o compromisso da Pinacoteca em promover múltiplas vozes e narrativas na arte contemporânea.
16h
Praça Pina Contemporânea
Como parte da programação da Virada Inclusiva e das comemorações dos 120 anos da Pinacoteca, a Ação Educativa convida para a visita mediada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para público surdo e público ouvinte sobre a história do prédio da Pina Luz. A atividade contará com intérprete de Libras.
Data: 06/12
Horário: 14h
Local: Pinacoteca Luz
Ponto de encontro de visitas educativas, Lobby, 1º andar.
25 vagas, por ordem de chegada.
Mais informações sobre como chegar
https://pinacoteca.org.br/visita/como-chegar/
PINA - Pinacoteca de São Paulo
de 6 à 7 de dezembro
sábado das 10:30 às 17:30
Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP, 01120-010, Brasil
Entrada Gratuita

Produtora do Evento